Técnicos do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) e a Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) se reuniram, na manhã desta quinta-feira (02), para discutir e traçar estratégias integradas para o atendimento socioeducativo do Estado.
Participaram do debate, realizado na sala de reuniões da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), a presidente do Iases, Silvana Gallina, o diretor técnico Antônio Haddad Tápias, a gerente e a subgerente Medidas Socioeducativas Não Privativas de Liberdade, Márcia de Moura Estevão e Aurelina Neto de Jesus, respectivamente, e a chefe do Núcleo de Atenção à Família, Maria das Graças Ferreira.
Representando a Setades estavam Débora Sader, respondendo pela subsecretaria e a equipe do Programa Social Especial, formada por Elizete Euzébio dos Anjos, Marilene Rodrigues Cristo, Fabíola Xavier Leal, Valéria Andrade Latavanha e Clerismar Lírio, também esteve presente a gerente da Proteção Social Básica (PSB) da Setades, Mirian Dantas.
O objetivo do encontro foi traçar estratégias para realizar o atendimento socioeducativo a partir da integração do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) para que assim se articulem ações integradas nos 12 municípios que já desenvolvem programas em Meio Aberto - Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) - e também naquelas cidades que ainda não aderiram aos programas.
A subsecretária em exercício da Setades, Débora Sader, destaca a importância da integração dos dois sistemas para a melhoria no atendimento das famílias. “A articulação de políticas públicas do Sinase e do Suas é essencial para a melhoria no atendimento ao cidadão capixaba. Principalmente nas famílias de crianças e adolescentes em conflito com a lei”, afirma Sader.
A presidente do Iases, Silvana Gallina e a subgerente de Meio Aberto, Aurelina Neto de Jesus, apresentaram os pontos do Sinase que orientam a política do atendimento socioeducativo como, por exemplo: a saúde, educação, segurança pública, assistência social, esporte, cultura e sistema de Justiça, e o funcionamento dos programas em Meio Aberto. A reunião prosseguiu com discussões sobre as ações articuladas entre Iases e Setades.
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
Lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br