17/05/2012 08h33 - Atualizado em 01/07/2016 10h57

Iases e parceiros elaboram projetos sociais para socioeducandos e egressos

Profissionais do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) e de instituições parceiras, como a ArcelorMittal Tubarão e a Fundação Dadalto, estiveram reunidos nesta quarta-feira (15), para dar início à elaboração de dois projetos sociais voltados para a formação e capacitação de socioeducandos, bem como de apoio ao jovem egresso do sistema socioeducativo.

Um dos projetos terá a coordenação da Gerência Pedagógica do Iases e tem como objetivo captar recursos para a realização de oficinas e contratação de profissionais. O projeto dará suporte e ampliará as jornadas pedagógicas, terapêuticas e ocupacionais das unidades de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei.

O outro projeto terá a coordenação da Gerência de Inclusão Social do Iases e também consiste na captação de recursos para desenvolvimento de ações de formação e qualificação profissional de socioeducandos e de jovens egressos no mercado de trabalho.

“A ideia é montar uma centro de referência e capacitar uma equipe técnica especializada para receber os jovens egressos do Iases, orientá-los e direcioná-los para a qualificação profissional ou para oportunidades na rede produtiva, juntamente com suas famílias”, disse Alexandre Tristão, gerente de Inclusão Social do Iases.

A expectativa é atender 300 egressos e suas famílias, bem como 500 socieoducandos dentro da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), Unidade Feminina de Internação (UFI), em Cariacica-Sede, e na Unidade de Internação Metropolitana, em Xuri, Vila Velha.

“Nestas ações o Iases será o demandante social, oferecendo suas estruturas físicas para a execução dos projetos, já a ArcelorMittal será o investidor social das ações e a Fundação Dadalto é o executor operacional, responsável por efetuar as ações, atendendo as demandas do Iases, acordadas no termo de prestação de serviços sociais”, explicou Alexandre Tristão.

A previsão é que ambos os projetos entrem em execução em janeiro de 2013, mas durante a reunião desta quarta-feira (15) as equipes já fecharam parcerias para iniciar ações ainda no segundo semestre deste ano.

Por meio da parceria com a Fundação Dadalto, para o segundo semestre, estão previstas o desenvolvimento de cinco oficinas de capacitação profissional dentro das unidades do Iases. Também foi disponibilizada uma sala na sede da Fundação Dadalto para implantação de um curso de inclusão digital para os egressos e ainda foram garantidas vagas para o encaminhamento de egressos nos mais variados cursos oferecidos pela Fundação Dadalto na Grande Vitória.

“Acreditamos que com estas articulações e projetos, conseguiremos ampliar e fortalecer os trabalhos realizados dentro das unidades, bem como protagonizar os encaminhamentos dos egressos do sistema socioeducativo para o mercado de trabalho. Estas ações visam à conscientização e amadurecimento da sociedade organizada e de empresas privadas sobre o atendimento socieducativo e suas implicações em ampliar as possiblidades de oportunidades de inclusão social de adolescentes e jovens”, disse Alexandre Tristão.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard