As Unidades da Regional Norte do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizadas em Linhares, promoverão um encontro com empresários de diversas áreas para apresentar os trabalhos desenvolvidos nas unidades e o Programa de Egresso. O “Café Empresarial” será realizado nesta terça-feira (13), às 8h30min, no auditório da Unidade de Internação Provisória da Regional.
O objetivo do encontro é apresentar ao empresariado da região o Projeto Inserir, que atua buscando parcerias para oportunizar a inserção dos adolescentes que cumprem medida nas unidades e dos jovens egressos do sistema socioeducativo no mercado de trabalho.
O “Café Empresarial” é organizado pela Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), que atua nas unidades por meio de contrato de gestão compartilhada. Para o evento, os socioeducandos das unidades prepararam apresentações culturais de congo, coreografias e músicas que vão mostrar um pouco do trabalho pedagógico desenvolvido nas unidades.
Durante o cumprimento da medida socioeducativa, as Unidades da Regional Norte do Iases oferecem cursos profissionalizantes, por meio de parcerias, que oportunizam aos jovens o aprendizado de uma profissão e a possibilidade de inserção do mercado de trabalho.
O Projeto Inserir atua justamente nesse sentido: permitindo a qualificação dos adolescentes e angariando vagas de emprego dentro e fora das unidades numa perspectiva de valorização do ser humano e de crescimento pessoal. Atualmente, existem adolescentes trabalhando dentro da unidade, com carteira de trabalho assinada, nos ramos de cozinha industrial e jardinagem.
Cursos Profissionalizantes
Atualmente, as Unidades Regionais Norte já contam com parcerias que oportunizam o desenvolvimento de cursos profissionalizantes dentro das próprias unidades. Entre os cursos oferecidos estão o de Panificação, realizado em parceria com o Sindicado das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães), o de Informática, desenvolvido por profissionais da empresa VW Treinamentos, e o curso profissionalizante de Pintura Predial.
Os alunos do curso de Panificação desenvolvem as atividades em uma padaria instalada dentro da própria unidade. A carga horária da formação é de 120 horas. Dentro do curso de Informática, os adolescentes são capacitados para a montagem e manutenção de computadores, além de aprenderem noções de elétrica e de redes.
O curso profissionalizante de Pintura é desenvolvido de maneira teórica e prática e é um dos responsáveis por descobrir talentos dos socioeducandos com relação à arte. Além de decorar a unidade com diferentes técnicas aprendidas nas aulas, os adolescentes já pintaram telas que fizeram parte de exposições dentro e fora das unidades.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
Texto: Gabriela Zorzal