O ano de 2015 apresentou diversos desafios e exigiu como prioridade a reorganização do Estado, além da realização de um conjunto de ações estratégicas e eficazes com objetivo de conter o crescimento de despesas correntes, realizando ajustes que não paralisaram o governo.
Com o grande desafio de enfrentar o restante do ano, foi realizada a redução dos gastos da administração pública, à retomada do equilíbrio financeiro-orçamentário, além do estreitamento do diálogo com a sociedade.
Dando prosseguimento ao trabalho iniciado na primeira gestão do governador Paulo Hartung, o cenário da socioeducação no Espírito Santo teve grandes mudanças do ano 2005 para 2010. A política implantada naquele período resultou na criação de mais de 600 vagas e na criação de sete unidades socioeducativas no Estado. Anteriormente o sistema socioeducativo, que contava apenas com três unidades, passou a ter mais quatro unidades, melhorando o atendimento psicológico, social, pedagógico e jurídico.
Neste ano, demos início, em agosto, ao processo seletivo que vai contratar 141 servidores em designação temporária, para diversas áreas do instituto. Atualmente, a seleção está na fase de entrevista. Já foi confirmada a realização de novo concurso público em 2016 para o preenchimento de vagas em todas as áreas do instituto. O edital está em elaboração.
Também assumimos a gestão da Casa de Semiliberdade da Serra e demos início à transição de gestão da casa de Vila Velha, com previsão de encerramento do convênio com a UBEE/Marista até o final de 2015. Além disto, estamos elaborando o projeto arquitetônico para a construção de uma nova unidade de internação em São Mateus, em parceria com o Iopes.
Desativamos a Unidade de Atendimento ao Deficiente (Unaed). Todos os abrigados foram transferidos para residências inclusivas, mantidas por parcerias entre o Instituto de Gestão Social, Movimento Paz no ES e o Iases. O prédio onde funcionava a Unaed está sendo reformado e, futuramente, abrigará alguns setores do Instituto.
As principais ações:
1. Realização de processo seletivo para contratação de servidores em designação temporária
2. Autorização para realização de concurso público em 2016
3. Mudança de gestão das casas de semiliberdade do Estado
4. Elaboração de projeto arquitetônico para Construção da Unidade Socioeducativa de São Mateus;
5. Desativação da Unidade de Atendimento ao Deficiente (Unaed), em Vitória.
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Éricka Almeida
Tel: (27) 3636.5484/9932.7739
E-mail: imprensa@iases.es.gov.br
ericka.silva@iases.es.gov.br