13/08/2008 12h26 - Atualizado em 30/06/2016 16h08

Iases apresenta programa de Semiliberdade e o Sistema de Informação para promotores públicos

A diretoria e gerentes do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) se reuniram, na manhã desta quarta-feira (13), com representantes do Ministério Público Estadual (MPES), que atuam na Grande Vitória, para apresentar o programa de Semiliberdade e o Sistema de Informação de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Siases).

Estiveram presentes a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina; o diretor técnico, Antônio Haddad Tápias; a subgerente de Medidas Socioeducativas Não Privativas de Liberdade, Aurelina Neto de Jesus; a subgerente do Programa de Semiliberdade, Ângela Maria Emmerich Tóbio; a gerente do Núcleo de Família, Maria das Graças Ferreira e a gerente do Núcleo do Sistema de Informação, Inês Francischetto.

Representando o Ministério Público, participaram do encontro a promotora Patrícia Calmon, que coordena o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caij); a promotora da Promotoria da Infância e Juventude de Vitória, Gianna Bastos Saade; os promotores de Cariacica, Zenaldo Baptista de Souza e Daniela Leão Almeida; a promotora da Serra, Abigail Teixeira, além do promotor de João Neiva, Pablo Drews Bittencourt Costa, e o assessor jurídico Paulo Roberto Cosme. A juíza da Vara da Infância e Juventude da Serra, Janete Pantaleão, também compareceu à reunião, realizada na sede do Ministério Público em Vitória, no MPES.

A primeira reunião, promovida pelo Iases com o mesmo objetivo, aconteceu no Tribunal de Justiça, no dia 06 deste mês. O programa de Semiliberdade e o Siases também já foram apresentados ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Criad).

O programa de Semiliberdade será implantado no Estado e destina-se a promover o desenvolvimento de uma ação socioeducativa, sustentada nos princípios dos direitos humanos em bases éticas e pedagógicas, sendo a execução deste atendimento realizada de forma direta pelo Iases ou por meio de gestão compartilhada.

Já o Siases consiste em um sistema de informação para o atendimento socioeducativo do Estado, possibilitando a geração de informações em rede dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas ou acautelados, e deverá entrar em funcionamento até o final deste mês.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
(27) 3233-5403 / 9932-7739
comunicacaoiases@yahoo.com.br
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard