Já estão encerradas as inscrições para o III Seminário do Projeto “Adolescência Sem Grades”, com o tema “Práticas restaurativas no âmbito escolar e das medidas socioeducativas”, que será realizado nesta segunda (28) e terça-feira (29), pelo Instituto de Desenvolvimento Social e Educacional (Inbradese) com apoio do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) e da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis).
Aproximadamente 200 participantes, dentre eles juízes, promotores, defensores públicos, servidores de secretarias e órgãos municipais e estaduais, organizações não governamentais, associações públicas e privadas, conselhos municipais e estaduais, rede empresarial e demais interessados no tema, estão inscritos no seminário que será realizado a partir das 8 horas desta segunda-feira (28) no Centro de Educação Ambiental da ArcelorMittal Tubarão, em Jardim Limoeiro, na Serra. A abertura contará com a presença da diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, dentre outras autoridades, representações de instituições de apoio e especialistas nacionais na área.
De acordo com a coordenadora do Inbradese, Tatiane Melo, a procura pelas inscrições no seminário foi grande, registrando inclusive grande participação de servidores e equipes técnicas do Iases.
O objetivo, segundo a organizadora Inbradese, é a formação dos operadores de justiça e a sensibilização da rede educacional, socioeducativa e de políticas públicas na criação de alternativas para a privação de liberdade, além da promoção de um espaço de informação, formação, discussão, esclarecimento, sensibilização e integração entre instituições, sociedade civil e outros atores acerca do tema.
“Priorizamos as inscrições para os profissionais que atuam nos ambientes escolares e nas unidades de atendimento socioeducativo para que eles possam absorver o tema e participar de todos os trabalhos e assim possam se qualificar e se capacitar para colocar em prática as ações colhidas nesta experiência”, disse Tatiane Melo.
Durante os debates nos dois dias de evento, o III Seminário do Projeto “Adolescência Sem Grades”, contará com a realização de palestras e workshops ministrados e coordenados por convidados especialistas no tema. A consultora em Cultura de Paz da Unesco, Regina Migliori, ministrará uma palestra sobre “Valores universais e inteligência ética”. A bacharel em Ciências Jurídicas e especialista em Direito da Criança e do Adolescente, Lilian Paula Franzmann, abordará “Justiça Restaurativa: uma justiça fundada em valores” e o autor do programa de atendimento socioeducativo Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), Gerardo Mondragón, falará sobre “Mediação de Conflitos na ótica do Modelo Pedagógico Contextualizado”.
A juíza de direito do Rio de Janeiro e coordenadora do Projeto Grão, Thelma Fraga, coordenará um workshop com o tema “A batalha do passinho do menor: uso da arte como processo restaurativo”. O professor e promotor de Justiça de São Paulo, Antonio Carlos Ozório Nunes, coordenará um grupo de trabalho sobre “Justiça Restaurativa nas escolas: trabalhando valores humanos e sociomorais” e a doutoranda em Psicologia Social e coordenadora de pesquisas em instituições acadêmicas e privadas do Rio de Janeiro, Celia Passos, trabalhará o tema “Processos Circulares: um antigo e renovado modo de conversar”.
Além dos palestrantes, o evento também terá a participação de adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com Lei (CSE) do Iases, que realizarão apresentações culturais de música e teatro. A peça teve sua pré-estreia nesta semana em um evento no CSE, em Tucum, Cariacica, onde os jovens atores encenam histórias que demonstram a importância do trabalho dos profissionais como educadores, psicólogos, pedagogos, dentre outros, que trabalham nas Unidades.
A realização do Seminário conta com o patrocínio da ArcelorMittal Tubarão, com as parcerias institucionais do Iases, da Acadis, do Escritório Internacional Católico da Infância (Bice) e apoio da Gráfica Grafitusa e do Estúdio Zota.
Programação:
28/11/2011
- 8 horas: recepção e credenciamento
- 8h30min: Abertura: Hino Nacional ao ritmo do Congo Capixaba com os adolescentes do Centro Socioeducativo do Iases
- 8h45min: Boas vindas e fala das autoridades
- 9h15min: Valores universais e inteligência ética – Palestrante: Regina Migliori
- 10 horas: Justiça Restaurativa: uma justiça fundada em valores – Palestrante: Lilian Paula Franzmann
- 10h45min: Coffe break
- 11 horas: Workshops
- 13h30min: Almoço
- 14h30min Workshops
- 17 horas: Encerramento
29/11/2011
- 8h30min: Abertura e Workshops
- 11h30min: Coffe break
- 12 horas: Exposição Workshops
- 13h30min: Almoço
- 14h30min: Exposição Workshops
- 16 horas: Mediação de Conflitos na ótica do Modelo Pedagógico Contextualizado – Palestrante: Gerardo Mondragon
- 16h30min: Apresentação cultural dos adolescentes do Centro Socioeducativo do Iases
- 17 horas: Encerramento
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
(27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 3636.5453 / 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br