06/01/2009 13h37 - Atualizado em 30/06/2016 16h16

Grupos de hip-hop e bateria de escola de samba agitam a programação de férias dos socioeducandos do Iases

Apresentações musicais de artistas capixabas vão agitar a programação de férias dos adolescentes das unidades administradas pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases).

Na tarde desta terça-feira (06), os adolescentes do Centro Integrado de Atendimento Sócio-Educativo (Ciase), em Maruípe, Vitória, receberão a visita do grupo do Instituto Solidário começarão uma oficina de hip-hop, que contará com a presença de integrantes dos grupos Rap Suspeitos na Mira e DJ 4 e Rap Aliado.

Já na sexta-feira (09), os integrantes da Bateria da Escola de Samba Rosas de Ouro farão uma apresentação na Unidade de Internação Sócio Educativa (Unis), às 14h30.

As atividades culturais e esportivas, com jogos de mesa e xadrez, continuam até o dia 30 de janeiro. A participação de bandas e artistas capixabas é voluntária.

Abertura

Nesta segunda-feira (05), o primeiro dia das atividades foi animado. As meninas da Unidade Feminina de Internação (UFI) receberam a visita da Banda Tabacaran, que abriu a programação de férias das unidades. Ainda estão previstas outras apresentações de bandas e artistas capixabas de vários ritmos como o rap, hip-hop, samba-rock, pagode, samba e até um coral.

O produtor musical da Banda Tabacarana, Nélson Mendes Júnior, e de outros artistas que irão se apresentar nas unidades do Iases durante o “Projeto Férias” destacou a importância da interação dos adolescentes com a música e com profissionais da música capixaba.

“Já participei de um projeto como este no Iases e há dois meses encontrei um ex-aluno meu em um show em Vila Velha. Ele está fora do crime, se converteu em uma religião e agora usa a música em seus testemunhos em igrejas e em grupos de convívio social”, disse o produtor.

Além da apresentação da Banda Tabacarana, nesta segunda (05) as adolescentes da UFI e os meninos da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), também administrada pelo Iases, receberam a visita de um grupo de profissionais do Instituto Solidário, que realizou uma palestra educacional sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Projeto Iluminar

Paralelamente às visitas, também acontece nas unidades atividades do Projeto Iluminar, desenvolvido pelo Iases, em parceria com profissionais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Central Única das Favelas do Espírito Santo (Cufa/ES) e Escelsa - Energias do Brasil.

O projeto oferece oficinas de teatro, bijuteria, artes como o origami e o graffite, de dança e música (como hip-hop, break e DJ) e a Oficina Literária e das Virtudes – antiga Oficina da Palavra – na qual os adolescentes desenvolvem reflexões de leitura e desenvolvem a escrita.

Além de todas as oficinas, o Projeto Iluminar consiste ainda na montagem de uma Rádio Comunitária Interna na Unis e na UFI, que será administrada e mantida pelos próprios adolescentes da Unis.

Já na Unip, será criada a Oficina Fanzine, onde os adolescentes criarão um jornal impresso de circulação interna com textos, poesias, músicas e notícias das atividades do Projeto Iluminar na unidade.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard