27/07/2009 15h54 - Atualizado em 30/06/2016 16h26

Governo promove várias ações em Cachoeiro nesta terça (28)

Assinatura de ordens de serviço de construção de unidades socioeducativas e para o reinício obras Liceu Muniz Freire e inauguração de agência Nossocrédito são algumas das ações realizadas pelo Governo do Estado nesta terça-feira (28) no município de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado.

Às 10 horas, o vice-governador Ricardo Ferraço e a presidente do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), Silvana Gallina, assinam a ordem de serviço para início das obras de construção de duas unidades socioeducativas de atendimento ao adolescente em conflito com a lei, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado.

A solenidade será realizada às 10 horas, no auditório do Centro de Manutenção Urbano da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, localizado no bairro São Geraldo, e também contará com a presença do prefeito da cidade, Carlos Roberto Casteglione Dias e da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Nilcéia Maria Pizza.

Serão investidos R$ 17,5 milhões na construção das duas novas estruturas. Compõem a regional Sul uma Unidade de Internação, com 90 vagas, e uma Unidade de Internação Provisória, com 60 vagas, totalizando 150 novas vagas de atendimento socioeducativo.

Os recursos das obras são provenientes do tesouro estadual, por meio do Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos 2009, que além das construções das unidades de Cachoeiro, prevê ainda outras duas novas de unidades regionais de internação provisória em Linhares, Norte do Estado.

O investimento total para a construção das quatro unidades regionais será de R$ 35 milhões, sendo R$ 21 milhões provenientes ao superávit 2008 do Ministério Público do Espírito Santo, devolvido aos cofres estaduais no segundo trimestre deste ano.

Atendendo à necessidade de regionalizar o atendimento socioeducativo no meio fechado e, assim, fortalecer vínculos familiares e comunitários do adolescente – requisitos previstos no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) – o Governo do Estado planejou a construção das duas unidades em oito meses, tomando como base o modelo construtivo atualmente utilizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) para a construção dos Centros de Detenção Provisórias (CDPs) e de novas penitenciárias no Espírito Santo.

Projeto Arquitetônico

Em Cachoeiro de Itapemirim, o projeto ocupará uma área de 86 mil metros quadrados (m²) de terreno, sendo 8007,79m² de área construída, composta por 10 módulos de alojamento, com capacidade máxima de acolhimento de150 meninos nas duas unidades.

Sua estrutura física conta ainda com escola, auditório, biblioteca, refeitório, salas de informática, de oficinas profissionalizantes e de atendimento social, de atendimento médico, psíquico e jurídico, quadra poliesportiva coberta e espaços para convivência familiar, comunitária e religiosa.

Projeto Pedagógico

A proposta pedagógica abrange a educação formal, profissionalizante, articulada com cultura, lazer, esporte, espiritualidade e ainda atendimento jurídico e de saúde, relações familiares, afetivas, sociais, comunitárias e institucionais.

Haverá profissionais qualificados de diversas áreas para que o atendimento ao adolescente aconteça de forma abrangente no ramo social, promovendo sua integração com a família, o atendimento terapêutico e a comunidade.

Liceu Muniz Freire

Às 14 horas, o Governo do Estado autoriza o início da segunda etapa das obras de reforma e ampliação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Liceu Muniz Freire, em Cachoeiro de Itapemirim. A solenidade será realizada na própria escola e contará com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço, do secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, além de autoridades locais.

A Escola Liceu Muniz Freire terá capacidade para 1.920 alunos e o investimento é de R$ 3,9 milhões. As obras no prédio histórico da escola visam adaptar as salas de aula ao número de alunos e incluir laboratórios de informática, plataforma elevatória e banheiros para usuários de cadeira de rodas. O auditório ganhará um camarim e os laboratórios de Física, Biologia e Matemática também serão reformados.

Na área externa será construído o ginásio da escola, duas mini-quadras e um campo de futebol society em grama sintética. O muro da frente da escola vai ser substituído por grades e as árvores serão podadas para melhorar a visibilidade do prédio principal. O prédio anexo, construído na primeira etapa, já está pronto e vai receber o setor administrativo, o refeitório e o setor de serviços.

Nossocrédito

A inauguração da Agência Nossocrédito será ás 16 horas. A nova unidade fica no Ginásio de Esportes “Nelo Volla Borelli” e poderá atender aos clientes dos bairros Nova Brasília, Santo Antônio, Zumbi, além de outros que desejam pegar financiamentos entre R$ 200 a R$ 7,5 mil.

Com R$ 5,7 milhões financiados a micro e pequenos empreendedores de Cachoeiro, o Programa Nossocrédito ajudou na criação e na manutenção de mais de três mil postos de ocupação no município. São duas mil operações de crédito destinadas a empreendedores individuais ou a associações e a cooperativas legalizadas. Os juros são de 1% ao mês e o prazo, de até 24 meses, dependendo do valor do financiamento.

Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br