Emoção para familiares, oportunidade para os adolescentes. Os socioeducandos do CSE, em Cariacica, receberam nesta terça-feira (28), os diplomas de conclusão dos cursos profissionalizantes oferecidos no decorrer dos últimos três meses dentro da Unidade. O momento – considerado um dos auges do processo de ressocialização, foi celebrado com uma grande formatura e até mesmo becas e capelos fizeram parte do traje dos internos.
Por conta da importância da ocasião, mães, pais, avós e irmãos dos adolescentes participaram do evento, realizado com auditório lotado. Os jovens foram chamados individualmente à frente do palco e, das mãos de professores e instrutores, recebiam os certificados que, de acordo com o diretor-presidente do Iases, Lindomar José Gomes, os coloca em condições de disputar vagas no mercado de trabalho.
“O que os meninos estão recebendo é muito além de um certificado. É o reconhecimento pelo empenho, dedicação e seriedade com que trataram os cursos, que demonstra a vontade de cada um em seguir um caminho oposto ao que os trouxe aqui. O CSE deu a oportunidade, eles entenderam a importância, aproveitaram e hoje estão aptos a trabalharem em qualquer lugar dentro das áreas que escolheram para se profissionalizarem”.
Os adolescentes formaram nos cursos de Padaria, Cozinha, Mecânica, Elétrica Predial, Informática e Rotinas Administrativas, num total de 160 horas cada. De acordo com o gerente Rodrigo Trindade, as aulas acontecem por meio de parcerias firmadas pela Unidade com o Senai, panificadoras e empresas da área de Tecnologia da Informação. A formatura, inclusive, contou com a presença de representantes das instituições que conduziram as aulas.
Satisfação de socioeducandos e parentes
Ao final da formatura e após ver o diploma nas mãos do neto, a avó de um dos socioeducandos comentou com orgulho a vitória dele. Dona “L.”, agora, espera que o diploma faça a diferença na vida do jovem daqui para frente. “Nós fomos muito bem recebidos aqui, onde o W. teve uma oportunidade de aprendizado. Foi maravilhoso e quero que ele leve essa conquista para a vida dele. É uma alegria muito grande ver meu neto se formando, recebendo um diploma. Espero que quando ele sair, ele trabalhe na área, já que na minha família todos têm essa profissão (eletricista).
O jovem também se mostrou satisfeito com a conclusão do curso e atendeu o pedido da avó. “O momento é importante pra mim e pra minha família por que se eles estão felizes, eu fico mais ainda. Com o certificado vou poder exercer a profissão lá fora. Elétrica e pintura foram os cursos que eu mais gostei de fazer, mas como na minha família tem eletricistas, vou seguir também”, disse.
A formatura dos adolescentes acontece a cada três meses e é realizada sempre com um evento e na presença dos familiares. A cerimônia segue um protocolo estabelecido pela gerência do CSE, é aberta com o Hino Nacional Brasileiro, passa pelo discurso de dois representantes dos formandos e segue com a entrega de certificados, homenagem aos professores que ministraram os cursos, e almoço.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Max Torezani
Tel: (27) 3636-5484 / 9932-7739
E-mail: comunicacaoiases@yahoo.com.br
comunicacao@iases.es.gov.br