Em período de férias da escolarização, os adolescentes da Unidade de Internação Provisória da Regional Sul do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cachoeiro de Itapemirim, estão inseridos em uma jornada pedagógica diferenciada. A unidade está envolvida em palestras educativas, atividades esportivas e oficinas pedagógicas.
Uma das atividades que foi idealizada pela equipe da unidade é o Circuito de Palestras. Profissionais de diversas áreas que atuam na regional prepararam palestras sobre diversos temas, como saúde, sexualidade, mercado de trabalho e ética. Esta semana os adolescentes tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre nutrição.
Todas as palestras são planejadas e ministradas por profissionais da própria unidade, como psicólogo, pedagogo, dentista, enfermeiro, nutricionista, assistente social, entre outros. Elas estão programadas para todo o mês de janeiro. O circuito foi construído para integrar os profissionais da unidade, promovendo discussões e reflexões com os adolescentes sobre temas importantes para a vida e o convívio social.
Os jovens também estão tendo atividades esportivas para trabalhar o condicionamento físico e o espírito de equipe. A atividade acontece na quadra da própria unidade e está dividindo os adolescentes em pequenos grupos. O esporte é considerado, pela equipe da unidade, um grande aliado na promoção da disciplina e do respeito ao próximo.
Oficinas pedagógicas também fazem parte da jornada de férias da unidade com o objetivo de desenvolver habilidades dos adolescentes e promover o aprendizado. Dentre essas atividades, as oficinas de artesanato e jardinagem estão fazendo sucesso entre os adolescentes.
No artesanato os socioeducandos estão trabalhando com reciclagem de jornais e, na jardinagem, eles estão aprendendo a cuidar de jardins de uma maneira terapêutica. Além de deixar a unidade mais bonita e preparada para a volta do ano letivo, a atividade trabalha a ansiedade e o companheirismo.
De acordo com a pedagoga da unidade, Maria Lúcia de Oliveira Machado, a jornada de férias foi preparada especialmente para que os socioeducandos tenham atividades produtivas. “Estamos aproveitando as férias da escolarização para reforçar atividades que consigam contemplar o aprendizado, o lazer e o reforço de valores positivos ao mesmo tempo”, contou.
Para o diretor técnico da unidade, Marcelo Clemente, as atividades são fruto de um trabalho integrado entre os profissionais da unidade “A jornada de férias foi organizada para trabalhar não só os adolescentes, mas os profissionais também. O circuito de palestras, por exemplo, está integrando profissionais de diversas áreas e promovendo a troca de experiências”, contou.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
Texto: Gabriela Zorzal