23/07/2009 10h59 - Atualizado em 30/06/2016 16h26

Famílias de adolescentes do Centro Socioeducativo participam de oficinas terapêuticas

Familiares dos adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) começaram nesta semana a participar de oficinas terapêuticas junto com os meninos. A temática da primeira semana do encontro foi a Infância.

As oficinas foram realizadas nesta segunda (20), terça (21) e quarta-feira (22) e ministradas pelas especialistas em Intervenções Sistêmicas e Psicoterapia, Jaqueline Meneses e Nelly Pineda, em parceria com a equipe de Inclusão Social da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis) que realiza a gestão do Centro através de um contrato firmado com o Iases.

Além dos debates sobre a infância, os adolescentes e suas famílias participaram de dinâmicas com o objetivo de resgatar e reafirmar valores e lembranças infantis.

Os meninos puderam brincar de se caracterizar com fantasias de super heróis como Batman, Super Homem, Homem Aranha, dentre outros, e depois fizeram uma reflexão do porque se identificavam com eles na infância. As famílias também tiveram um momento para ‘voltar a serem crianças’ e brincaram de roda e com bolinhas de gude.

As especialistas avaliaram que o objetivo de trabalhar o tema da Infância na primeira semana da oficina demonstra que os adolescentes e seus familiares podem crescer e desenvolver como adultos, mas isso não significa deixar ‘morrer’ a criança que existe dentro de cada pessoa. “Devemos deixar que a criança que existe dentro de nós permaneça ‘viva’, para que a vida seja mais alegre, mais produtiva e mais feliz”, disse Nelly.

A oficina terapêutica com as famílias continua a ser desenvolvida nas próximas semanas com outras temáticas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard