14/05/2012 10h58 - Atualizado em 01/07/2016 10h57

Fábrica instalada em unidade do Iases produz 650 blocos em uma semana de funcionamento

A fábrica de blocos de artefatos de concreto sustentável, instalada na Unidade de Internação Metropolitana do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Xuri, Vila Velha, alcançou a produção de 650 blocos em uma semana de funcionamento.

O trabalho operacional da fábrica, que funciona em parceria com a ArcelorMittal Tubarão, foi iniciado na última semana, com a participação de oito socioeducandos. A previsão é de que a fábrica produza em média 220 blocos por dia.

Nesta primeira semana de operação da fábrica, os jovens aprenderam a manusear o maquinário e atuar em diferentes fases da produção dos blocos que serão destinados a diversas áreas da construção civil. O curso oferecido na fábrica em parceria com a ArcelorMittal Tubarão terá carga horária de 120 horas/aula. Além da formação profissional, os jovens que atuarão no local terão suas carteiras assinadas.

Além da ArcelorMittal, o projeto ainda conta com outras parcerias como a do Instituto GG5 de Desenvolvimento Social, responsável pela comercialização dos blocos de modo sustentável, visando a economia solidária.

Outro parceiro deste projeto é o Grupo Movimento de Vida Nova de Vila Velha (Movive), que a partir do dia 28 de maio iniciará um curso de Economia Solidária, com o objetivo de levar a cultura do empreendedorismo e da economia solidária para o projeto.

“Este projeto será uma grande experiência. Além da qualificação profissional, pretende fazer com que esses jovens possam ter o conhecimento para se tornarem empresários e geradores de seus próprios sonhos. Outro grande diferencial é que as famílias estão inseridas neste programa de empreendedorismo. Os jovens receberão pelo o trabalho, tendo a renda depositada em uma caderneta de poupança até o cumprimento da medida socioeducativa”, disse Alexandre Tristão, gerente de Inclusão Social do Iases.

A instalação da fábrica na Unidade Metropolitana foi efetivada em uma solenidade no dia 13 de abril, com a assinatura do termo de cooperação técnica entre o Iases, a ArcellorMittal Tubarão, o Movimento Vida Nova Vila Velha (Movive), o Instituto GG5 de Desenvolvimento Social e a empresa Alfa Serviço de Construção Civil Ltda.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard