A Gerência de Inclusão Social do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) realizou, nesta quinta-feira (1º), uma visita técnica com empresas parceiras na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), localizada em Cariacica. O objetivo da visita era conhecer a atividade de fabricação de blocos de concreto, que será transferida para a Unidade Metropolitana do Iases, em Xuri.
Representantes do Movimento Vida Nova Vila Velha e do Instituto GG5 de Desenvolvimento Comunitário verificaram as instalações, o maquinário e os equipamentos de proteção individual (EPI). A previsão é que a fábrica seja transferida em um prazo de 30 dias.
Inicialmente, oito jovens participarão de um curso de capacitação para a fabricação dos artefatos de concreto sustentável. Esses socioeducandos serão contratados e receberão para o trabalho, tendo a renda retida em uma caderneta de poupança até o cumprimento da medida socioeducativa.
A fábrica é uma parceria com a ArcelorMittal, responsável pela doação da acerita, produto gerado a partir da escória de aciaria, resíduo retirado do local onde é feito o processo da transformação do gusa em aço, e utilizado para construção.
De acordo com o gerente de Inclusão Social do Iases, Alexandre Tristão, a parceria para a implantação da fábrica na Unidade Metropolitana está em fase de finalização do termo de cooperação técnica. “Estamos caminhando para a fase final da parte burocrática da parceria. A instalação da fábrica dentro da Unidade Metropolitana já é um projeto antigo porque o curso é voltado para jovens com faixa etária a partir de 17 anos e, por isso, atende melhor aos socioeducandos que estão nesta unidade”, explicou.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
Texto: Gabriela Zorzal