Os 16 jovens socioeducandos e egressos do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) passam momento de grande expectativa, aguardando o resultado da seleção final do Programa Adolescente Aprendiz (Procap), que viabilizará cinco bolsas de estágios na empresa ArcelorMittal Tubarão.
Após passar por duas etapas de seleção, uma preparatória e outra de entrevistas, testes e dinâmicas aplicadas pelo Centro Integrado Escola-Empresa (CIEE), os jovens aguardam o resultado final, previsto para ser divulgado na próxima semana.
Um dos socioeducandos do grupo, de 18 anos, do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), está na última fase do programa de atendimento que funciona em uma Casa República. “A expectativa é bem grande. Está sendo uma ótima oportunidade para nos prepararmos para o mercado de trabalho, mesmo que o resultado desta vez não seja positivo, além de podermos retirar um rótulo com relação aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa, pois somos iguais a todos os outros que sonham com uma vida profissional”, disse.
Para uma socioeducanda da Unidade de Feminina de Internação (UFI), que também concorre a uma vaga, essa oportunidade é um voto de confiança aos adolescentes. “Estou adorando a chance de aprender coisas novas, relacionadas ao mercado de trabalho e quero continuar participando de mais seleções que contribuam para o crescimento pessoal”, disse.
De acordo com o coordenador da Gerência de Inclusão Social do Iases, Marcos Titio, toda a equipe está muito entusiasmada com a dedicação e o desempenho dos jovens. “A coordenação do CIEE mostrou-se entusiasmada com os jovens do Iases, destacando, inclusive, que eles apresentaram rendimento acima da média em relação às diversas capacitações oferecidas regularmente”, disse.
O resultado final da seleção para o Programa Adolescente Aprendiz está previsto para sair na próxima semana. Os jovens que não garantirem a oportunidade de estágio na multinacional terão a chance de concorrer a outras seleções de estágios realizadas pelo CIEE, pois todos já foram cadastrados no sistema do Centro.
A contratação terá início em setembro deste ano e finalizará em dezembro de 2014. Neste período, os aprendizes atuarão na empresa, se capacitando tanto na área administrativa quanto na operacional, podendo ser contratados efetivamente. Cada jovem contratado por meio do Procap receberá como benefício um salário mínimo mensal, assistência médica, odontológica e psicológica, bem como transporte, uniforme e credenciamento na Associação esportiva da empresa.
A ação faz parte de um projeto inédito desenvolvido pelo Iases em parceria com a ArcelorMittal Tubarão e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), com o objetivo de potencializar a inclusão no mercado de trabalho de socioeducandos em atendimento e de egressos.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5453/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo