A cerimônia de entrega de certificados de cursos profissionalizantes dos adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) e das meninas da Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), realizada na manhã desta quarta-feira (29), foi marcada por muita emoção, agradecimentos e esperança de construção de um novo projeto de vida.
Ao todo, 31 socioeducandos receberam certificados, sendo os meninos pelos cursos de serigrafia, panificação e confeitaria, e as meninas pelo curso de beleza e estética, onde aprenderam técnicas de manicure, cabeleireiro, maquiagem, depilação, dentre outras.
Nesta quinta-feira (30), mais sessenta socioeducandos do Iases, que estão no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), localizado no bairro Tucum em Cariacica, receberão certificados de conclusão de cursos profissionalizantes de elétrica predial, repositor de loja, ajudante de padeiro e confeiteiro, ajudante de cozinha e informática. A formatura terá inicio às 9 horas no auditório da Unidade.
A solenidade desta quarta-feira (29) aconteceu no Espaço Pedagógico do Iases, em Cariacica-Sede, e contou com as presenças do diretor técnico do Iases, Roberto Antônio Beling Neto; de gerentes e chefes de núcleos do Iases; dos parceiros convidados: Giovani Gujansky, gerente do Serviço Nacional da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); dos representantes da Fundação Dadalto, Wilson Caldonazzi e Eny Firmino; e do superintendente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Sindipães), Fábio Bento; além dos professores; oficineiros; equipes técnicas; e familiares dos adolescentes.
O diretor técnico do Iases, Roberto Beling, abriu a cerimônia e destacou a importância do evento. “Este é um momento muito importante para todos nós que atuamos no sistema socioeducativo, para vocês formandos e para as famílias que estão aqui presentes e que têm um papel fundamental para este processo de inclusão. A entrega destes certificados significa que vocês estão sendo qualificados para ingressar no mercado de trabalho em um momento em que novas oportunidades estão se abrindo junto ao Governo e às parcerias do sistema socioeducativo, para que vocês construam novos projetos de vida, com oportunidades e qualificação profissional”, disse.
Em seguida, os adolescentes prepararam homenagens para agradecer a equipe pelas oportunidades. Um dos adolescentes, que representou os formandos em panificação e confeitaria, disse em seu discurso que além do aprendizado da técnica, aprendeu a ter respeito e comprometimento com o trabalho.
“Eu tive a oportunidade de participar do curso de padeiro e confeiteiro e nesse período aprendi receitas boas, mas o mais importante que aprendi foi o respeito ao trabalho. Aprendi a manipular alimentos com higiene, a ter disciplina, organização, a trabalhar em equipe e fazer o aproveitamento de materiais. Esse curso abre as portas de emprego para a igualdade e a socialização. Com certeza vai auxiliar na construção do meu novo projeto de vida. Agradeço a oportunidade dada por toda a diretoria do Iases, pela equipe pedagógica e pelos instrutores do curso”, disse o formando.
Outros três formandos, também aproveitaram a cerimônia para agradecer e homenagear os presentes com música. Um adolescente cantou uma música ao som do violão e deixou uma mensagem de otimismo e agradecimento.
Outros dois adolescentes cantaram uma música que falava sobre a felicidade e os sentimentos. As apresentações emocionaram a plateia que aplaudiu os adolescentes de pé.
Após a certificação dos meninos, foi a vez das cinco adolescentes da UFI receberem os certificados pelo curso de “Beleza e Estética”. Elas capricharam no visual, fizeram cabelos, maquiagens e unhas e demonstraram na prática o que realmente aprenderam durante o curso.
“Agradecemos muito a vocês por este momento. Estamos vendo hoje aqui cinco meninas lindas, moças iluminadas e isso nos estimula a continuar trabalhando para revelar talentos como estes que estamos vendo aqui hoje. O certificado é muito ‘pequeno’ em vista do que vocês podem conquistar”, disse a representante da Fundação Dadalto, Eny Firmino, instituição que ministrou o curso no salão de beleza da UFI, em Cariacica-Sede.
As meninas também prepararam surpresas e homenagens em agradecimento pelo curso. “Agradeço a Deus, à Fundação Dadalto e a professora Dini pela oportunidade de estar aprendendo uma profissão enquanto estou aqui. O curso de beleza foi importante para mim porque trabalhou a minha auto estima e mudou minha maneira de pensar sobre a beleza, que de maneira honesta, podemos estar lindas todos os dias. E no futuro, assim que sair daqui posso ter uma renda diária fazendo unhas, sobrancelhas, enfim, estarei pronta para recomeçar a minha vida”, disse uma das adolescentes que representou as alunas do curso.
Além do agradecimento, as meninas homenagearam a professora Euriaudine Souza do Nascimento, da Fundação Dadalto, que foi presenteada com um cartaz com uma mensagem de agradecimento e um artesanato decorado com a técnica de biscuit.
Ao final da cerimônia, os participantes participaram de um lanche de confraternização com delicias como salgadinhos, pães e biscoitos produzidos pelos alunos da Padaria Escola do Iases.
Novos cursos
Para os próximos meses já estão previstos início de novos cursos profissionalizantes como o de padeiro e confeiteiro, soldador, eletricista predial, bombeiro hidráulico e informática.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 3636.5451 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br