14/05/2012 12h49 - Atualizado em 01/07/2016 10h57

Emoção e surpresas marcaram a comemoração do Dia das Mães nas Unidades do Iases

O Dia das Mães, celebrado neste domingo (13), foi marcado por muita emoção e surpresas nas Unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). Socioeducandos declamaram poesias, apresentaram teatro, música e dança, entregaram presentes artesanais, e até prepararam um almoço italiano, especialmente para celebrar a data.

O almoço “Mamma Mia” teve comidas típicas italianas e encerrou as comemorações nesta segunda-feira (14), no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Tucum, Cariacica, em clima de integração entre as mães servidoras e convidadas. Um cardápio completo com entrada, pratos como lasanha, nhoque, talharim, dentre outros, e sobremesa, foi produzido pelos alunos do curso de cozinheiro e panificação em homenagem as mamães.

“A data é especial e vale ser comemorada com as mães dos socioeducandos e também com as mães funcionárias e parceiros convidados. Os adolescentes se dedicaram na preparação do cardápio e do almoço. A unidade foi decorada com as cores da bandeira da Itália e a integração tomou conta desta data especial”, disse a profissional de inclusão social do CSE, Tatiane Melo.

No domingo (13), no CSE, em Tucum, Cariacica, os adolescentes e suas mães também viveram momentos de emoção com declamação de poesias e entregas de lembranças.

Também teve muita homenagem, mensagens e música nas Unidades Regionais Norte do Iases, localizadas em Linhares. Segundo a equipe de inclusão social, os adolescentes superaram a barreira da timidez e gravaram um vídeo com mensagens para as mães que emocionaram todos os presentes.

Para celebrar a data, na Unidade de Internação Provisória II (Unip II), em Cariacica-Sede, os adolescentes e familiares receberam neste domingo (13), a visita de integrantes da Igreja Missões, de Laranjeiras, na Serra, para uma apresentação musical. O ponto alto das homenagens foi feita pela mãe de dois socioeducandos, que declamou um poema emocionante dedicado para as famílias.

Já na Unidade de Internação Provisória I (Unip I), também em Cariacica-Sede, os adolescentes realizaram uma apresentação teatral denominada “Criança e Deus”, que contou com o apoio da professora Regina Lucia Pina Farias, das pedagogas Ana Carolina Macal, Andrea Tozato e Rosilene Lameira, sob a supervisão da subgerente pedagógica Rosangela Schmidel. A apresentação foi um sucesso, “arrancando” aplausos e muita alegria das mães e familiares.

Nas Unidades Regionais Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, o Dia das Mães também foi cheio de surpresas, onde as familiares receberam presentes artesanais e até um livro de receitas produzidas pelos adolescentes. Já no Centro de Convivência, também localizado em Cachoeiro de Itapemirim, aproximadamente 50 familiares de socioeducandos das Unidades Regionais Sul do Iases e de egressos, participaram da primeira Festa das Mães. Socioeducandos do Iases também estiveram presentes e fizeram uma surpresa para as mães com declamação de mensagens e cantando músicas de suas próprias autorias. Houve também sorteio de brindes. “O evento foi uma linda homenagem à família e uma linda forma de celebrar o amor", disse uma das mães.

Na Unidade de Feminina de Internação (UFI) e na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), ambas em Cariacica-Sede, e na Unidade de Internação Metropolitana, em Xuri, Vila Velha, o dia foi dedicado às mães com entregas de mensagens e homenagens as famílias.

Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol