O Dia das Mães, comemorado neste domingo (08), foi marcado por momentos de muita emoção, homenagens e surpresas nas Unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). Os adolescentes prepararam poemas, músicas, apresentações teatrais, presentes artesanais que emocionaram não só as mães, mas aos socioeducandos e toda a equipe de socioeducadores.
Nas Unidades de Internação Provisórias (Unip I e II), as homenagens foram feitas através de leitura de mensagens e música. A dedicação de um adolescente da Unip II, que em poucos dias aprendeu a tocar violão, representou a perseverança e o entusiasmo dos adolescentes em preparar um dia especial para as mães. Ele tocou uma música no violão elétrico acompanhado de um coro formado por outros adolescentes.
“Foi momento de muita emoção, levando todas as mães, familiares, adolescentes e toda a equipe às lágrimas. Foi uma atividade carregada de sentido e verdade que promoveu além de homenagens, um dia cheio de reflexão sobre a vida e o amor. E nesta semana, a equipe pedagógica continuará trabalhando este momento que promoveu muitas sensações e desejos de construção de um novo projeto de vida”, disse Gustavo Badaró, subgerente pedagógico da Unip II.
Já na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), também em Cariacica-Sede, as mães foram recepcionadas pelo diretor técnico do Iases, Roberto Antônio Beling Neto, pela equipe do local e do Núcleo de Abordagem Familiar e Comunitária, com flores. Já os adolescentes, prepararam surpresas e presentes como bolsas artesanais e mensagens.
"Este momento com as mães e as famílias foi importante e especial para demonstrar o quanto a família é importante durante todo o processo socioeducativo dos adolescentes", disse o diretor técnico, que durante o Dia das Mães, também esteve nas Unidades de Internação Provisórias (Unip I e II), saudando as mães.
Na Unidade Feminina de Internação (UFI), em Cariacica-Sede, o presente das mães teve uma surpresa especial. “As meninas confeccionaram porta retratos artesanais e as mães receberam o presente com a foto das filhas”, disse Mirtes Basílio, subgerente pedagógica da UFI.
No Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Tucum, Cariacica, e na Unidade de Internação Regional Norte, em Linhares, as mães foram homenageadas com a apresentação de um vídeo gravado com mensagens dos adolescentes.
Já na Unidade de Internação Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, a programação do dia das mães teve apresentação teatral, declamação de poesias, apresentação musical, além da entrega de presentes artesanais confeccionados pelos adolescentes.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br