O Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foi cenário do pré-lançamento do documentário “Olhares Juvenis: (Re) Significando São Pedro”. A exibição foi realizada na sexta-feira (30) no auditório da unidade.
A produção, de autoria do educador social do CSE Delor Junior, é vencedora do edital Microprojetos Territórios de Paz Mais Cultura, que contemplou 20 propostas na região de São Pedro, em Vitória. O documentário, que possui 15 minutos de duração, conta um pouco da história da região que ficou nacionalmente conhecida pela realidade de violência e pobreza.
O filme mostra três relatos de moradores que nasceram e cresceram na região e contam suas histórias de vida e as mudanças pelas quais o local passou. Além da produção, o projeto também contemplou oficinas para os moradores da região.
De acordo com Delor, a região da Grande São Pedro ainda é considerada área de risco e vulnerabilidade social para muitos jovens que afirmam vivenciarem o preconceito e a discriminação por serem moradores de uma região que já foi um lixão a céu aberto.
“O documentário traz a transformação humano como protagonista. Este é meu primeiro trabalho sobre o tema. Pretendo desenvolver outros trabalhos audiovisuais que deem continuidade”, contou.
Para o gerente da Unidade, Rodrigo Trindade, o trabalho é um exemplo para os jovens que cumprem medida no CSE. “O filme mostra pessoas com realidades de pobreza e de vulnerabilidade social e que, hoje, podem dar testemunhos de vida sobre superação. Este pré-lançamento do documentário foi muito positivo”, explicou.
Apresentação de monografias
Após o lançamento do filme “Olhares Juvenis: (Re) Significando São Pedro”, dois socioeducandos do CSE apresentaram seus projetos de vida. Os trabalhos foram feitos em formato de monografia acadêmica e trouxeram como tema principal conflitos enfrentados pelos adolescentes.
Os temas apresentados foram: “Consequências de escolhas erradas” e “Crime versus adolescência”. As monografias foram escritas pelos socioeducandos com acompanhamento da equipe pedagógica da unidade. Eles apresentaram para os outros adolescentes e para uma “banca” formada por profissionais do CSE e convidados.
A atividade é uma forma de oportunizar aos jovens momentos para refletir e discutir situações vividas por eles e suas famílias numa perspectiva de superação. O projeto é uma das etapas do programa de atendimento realizado com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CSE, realizado com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC).
O MPC é aplicado no CSE por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização que realiza a gestão do Centro, por meio de um contrato firmado com o Iases, e tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
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Texto: Gabriela Zorzal