A diretora presidente do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), Silvana Gallina, realizou nesta quarta-feira (13), uma visita técnica às obras das Unidades Socioeducativas de Internação e Internação Provisória da Regional Norte, em Linhares. As novas estruturas já estão com 73% das obras realizadas e a previsão é de que as duas unidades sejam finalizadas até o final do mês de março.
Acompanhada do diretor técnico Antônio Haddad Tápias e dos assessores especiais da Diretoria Administrativa e Financeira do Iases, Silvana Gallina, percorreu as obras das novas instalações, que possuem um projeto arquitetônico diferenciado.
As estruturas foram planejadas com base no padrão construtivo atualmente utilizado pelas secretarias de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e a da Justiça (Sejus) para a construção dos Centros de Detenção Provisória (CDPs) e de novas penitenciárias no Espírito Santo, que utiliza módulos monolíticos de concreto armado pré-fabricado, produzidos em etapas únicas, tornando-os mais seguros e resistentes pela ausência de juntas de construção ou emendas.
Em Linhares são 75 mil metros quadrados de terreno, com 7.984,67 metros quadrados de área construída. As duas unidades terão 10 módulos de alojamento e capacidade máxima de acolhimento de 150 meninos, sendo a Unidade de Internação com capacidade de 90 adolescentes e a de Internação Provisória, com 60 vagas.
As estruturas físicas contam ainda com escola, auditório, biblioteca, refeitório, salas de informática, de oficinas profissionalizantes e de atendimento social, sala de atendimento médico, psicológico e jurídico, quadra poliesportiva e espaços para convivência familiar, comunitária e religiosa.
Outras Unidades Regionais
Além das Unidades da Regional Norte, também estão sendo construídas duas Unidades Regionais no Sul do Estado, em Cachoeiro de Itapemirim. As duas unidades também vão abrir mais 150 vagas de Internação (90 vagas) e Internação Provisória (60 vagas).
As quatro novas unidades regionais do Sul e Norte estão contempladas no Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos de 2009, e contam com um investimento total de R$ 35 milhões, sendo R$ 21 milhões provenientes do superávit 2008 do Ministério Público do Espírito Santo, devolvido aos cofres estaduais no segundo trimestre do ano de 2009.
Grande Vitória
Para 2010, o planejamento do Governo do Estado é criar um total de 500 novas vagas para o atendimento socioeducativo, sendo 300 vagas localizadas em Unidades Regionais no Norte e no Sul do Estado, e outras 200 na Grande Vitória, com a construção da Unidade de Internação Provisória II, em Cariacica, que já está em andamento; com a Unidade de Internação Metropolitana (com local a definir); e com o Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), em Vitória, onde funcionará o plantão interinstitucional voltado aos adolescentes em conflito com a lei, que vai oferecer serviços integrados do Iases, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Polícias Civil e Militar.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233-5403 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br