09/08/2011 11h26 - Atualizado em 01/07/2016 10h15

Dinâmica e arte marcam atividades do Projeto Gentileza em Unidade do Iases

As atividades do “Projeto Gentileza: virei profeta por um dia”, desenvolvido na Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), nesta semana, estão misturando dinâmicas, arte e criatividade.

As adolescentes participaram de uma dinâmica temática criativa onde tiveram que retratar, em forma de desenhos ilustrativos, o que gostariam de fazer nos primeiros dias após saírem da Unidade e receberam a liberdade. A atividade foi coordenada pela assistente social Darsone Bernardino e teve como objetivo, compreender e estimular os objetivos e projetos individuais das adolescentes em relação ao grupo, à família e à sociedade.

“Cada adolescente fez um desenho que representou um desejo, um sonho futuro. As folhas foram girando e o debate possibilitou a reflexão sobre a importância de traçarmos objetivos individuais e coletivos, sobre a importância de sabermos nos expressar, de falar sobre nossas dificuldades e nossos desejos. As adolescentes tiveram uma interação muito grande e demonstraram muito companheirismo ao descobrir os sonhos e os desejos das colegas e poderem ajudar uma à outra”, disse a socioeducadora Darsone.



Os trabalhos produzidos na dinâmica e os demais textos, pinturas e letras de músicas que estão sendo produzidos durante o Projeto Gentileza estão inspirando e “abastecendo” um mural instalado na entrada da Unidade, em Cariacica-Sede, que traz mensagens e “respostas” sobre os seguintes dizeres: “Me perguntaram como posso amar meus amigos? Então respondi: Respeitando, convivendo, ajudando!”.



“O Projeto Gentileza tem sido de grande valia na Unidade. Os resultados estão sendo percebidos não só nas adolescentes, mas também em toda a equipe. Estamos falando a mesma linguagem, estamos tendo boas atitudes, estamos sento gentis e solidários uns com os outros. Tudo isso está inserido na filosofia do projeto”, disse a pedagoga Josimara Melo.

O projeto “Gentileza: virei profeta por um dia” foi iniciado há duas semanas com o objetivo de promover ações e atividades que colaborem para a disseminação de valores de bem nas relações com o próximo, com a família e para o bem comum e social em que as adolescentes vivem. As atividades misturam arte, cultura e reflexão, e são inspiradas na história e na obra do poeta brasileiro José Agradecido, conhecido como “Profeta Gentileza”, que produziu pinturas pelas ruas do Rio de Janeiro.

"O Profeta Gentileza tem amor ao próximo, é sábio e solidário. Suas mensagens levaram a paz e a amizade. Por onde andou, ele distribui de graça, anunciando que não precisamos de muito para ser felizes. Temos de dar valor ao que é útil para gente e a gentileza contribui para o amor, que transforma”, disse uma socioeducanda que está participando do projeto.

Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard