Os adolescentes das Unidades socioeducativas do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) iniciaram, nesta semana, atividades especiais em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo domingo (20).
Nesta segunda-feira (14), os adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com Lei (CSE) participaram de uma palestra educativa ministrada pelo professor de História, Vagner Sadini, sobre a história dos negros no Brasil, a herança cultural e a vida do herói negro Zumbi dos Palmares.
A programação cultural no Centro continua nesta terça (15) e quarta-feira (16), quando os adolescentes participarão de dois dias de programações especiais com o tema “O que é Consciência Negra para você”. Nesta terça-feira (15) os socioeducandos farão apresentações do monólogo “Deus Negro” e de músicas com a temática. Já na quarta-feira (16), os adolescentes participarão de uma palestra ministrada por representantes do grupo Kisile, que realiza apresentações musicais e declamações de poesias.
Na Unidade de Internação Provisória (Unip I), os adolescentes estão realizando uma atividade integrada com todas as datas comemorativas do mês de novembro. Os socioeducandos estão elaborando e montando um painel sobre as datas deste mês: além do Dia da Consciência Negra, serão lembrados, o Dia da Proclamação da República (15) e o Dia da Bandeira Nacional, no dia 19.
Os adolescentes da Unidade Socioeducativa de Internação (Unis) também estão participando de atividades socioculturais, realizando montagem de murais sobre a história de Zumbi dos Palmares e a cultura africana.
Na Unidade Feminina de Internação (UFI), as socioeducandas estão confeccionando, com a coordenação do oficineiro Jurandi Gusmão, um mural expositivo sobre a trajetória dos negros no Brasil, além de estudarem sobre as crenças e comidas típicas, adotadas pela culinária brasileira. As adolescentes também farão trabalhos inspirados em um texto de Nelson Mandela. De acordo com a pedagoga da UFI, Josimara Mello, as meninas estão confeccionando cartazes com a intenção de promover reflexões sobre a importância da Consciência Negra.
“As meninas estão tendo a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a história que faz parte da vida de todos nós”, disse Josimara.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
Texto: Éricka Almeida