Música, arte, cultura e conhecimento marcaram a jornada pedagógica das adolescentes da Unidade Feminina de Internação do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). O evento, realizado na tarde desta sexta-feira (18), marcou a comemoração do Dia da Consciência Negra, celebrado neste domingo (20).
Durante a programação especial comemorativa, as socioeducandas receberam na Unidade, em Cariacica, a convidada Valcenir Patrício, militante do movimento negro no Espírito Santo, que ministrou uma palestra sobre a história e as conquistas dos negros no Brasil de uma forma bem atraente e envolvente.
“As adolescentes ouviram a história de vida do Valcenir, que é um verdadeiro exemplo, e ficaram muito interessadas em saber que ele é jurado de desfiles e concursos de beleza negra. Com uma abordagem bem contemporânea, a participação do convidado fez com que as meninas conhecessem sobre a história de mulheres negras e refletissem sobre a autoestima”, disse a pedagoga Josimara Mello.
Além da palestra, as adolescentes da UFI também realizaram apresentações culturais de dança ao som de axé e hip-hop, e participaram de uma oficina artística ministrada pelo socioeducador Jurandi Gusmão, que trabalhou temas de origem negra, utilizando técnicas contemporâneas de desenhos com traços circulares, geométricos e com colorido exótico. Os trabalhos serão expostos nos espaços de convivência da Unidade para visitação de outros servidores e familiares.
“As adolescentes gostaram muito da tarde especial de fechamento das atividades sobre o Dia da Consciência Negra que foi trabalhado durante toda a semana nas atividades de escolarização”, disse Josimara.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
(27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
(27) 3636.5453 / 9633.3592
comunicacaoiases@yahoo.com.br