28/11/2008 16h02 - Atualizado em 30/06/2016 16h12

Culto ecumênico encerra Semana de Ação de Graças na Unis nesta sexta-feira (28)

As atividades da Semana de Ação de Graças na Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), terminaram nesta sexta-feira (28). O encerramento foi marcado por um culto ecumênico com a participação dos adolescentes.

Desde a segunda-feira (24) funcionários da Unidade e adolescentes vinham participando de pequenas celebrações e momentos de reflexão sobre espiritualidade, fé e agradecimento a Deus.

Nas celebrações e no culto ecumênico os adolescentes apresentaram músicas evangélicas e gospel. “Os adolescentes se destacaram muito nas canções. A participação foi bem grande”, disse a subgerente do Espaço Educativo da Unis, Marta Borini.

O encerramento da Semana de Ação de Graças também foi marcado por um lanche especial feito com alimentos colhidos na horta da Unis.

“Montamos uma mesa linda com frutas e verduras produzidas na horta para simbolizar a colheita e agradecer pelo alimento”, disse Marta Borini.

As atividades foram conduzidas pelos professores da Oficina AbertaMente, Clóvis Mendonça e Delor Júnior, com o objetivo de sensibilizar e estimular o senso crítico dos adolescentes em relação à espiritualidade, além de despertar a atenção para a importância em separar um dia de homenagem e gratidão a Deus.

O Dia de Ação de Graças

Nesta sexta-feira (28) é comemorado o Dia Mundial de Ação de Graças, que é um dia voltado para a gratidão.

Um grupo de agricultores e agricultoras ingleses saiu de sua região em 1620, depois de perseguições religiosas, e seguiram para o norte dos Estados Unidos. Sem práticas de plantio, receberam a ajuda de índios americanos, que lhes ensinou a prática do plantio.

No ano seguinte, veio o resultado: uma farta colheita os esperava. Por conta disso, decidiram que depois da colheita, se reuniriam e agradeceriam a Deus pela fartura e por toda a bênção que ele lhes dera e pela terra que haviam escolhido para sua pátria.

Nos Estados Unidos, o presidente, William Bradford, oficializou a data no dia 13 de dezembro de 1621 em Massachussetts. E no dia 26 de novembro de 1789, o presidente George Washington fez uma proclamação a favor desse dia, ficando escolhida a última quinta-feira de novembro para a expressão de gratidão nacional.

No Brasil, o presidente Eurico Gaspar Dutra oficializou, em 1949, o Dia de Ação de Graças, que passou a ser comemorado sempre na última quinta-feira do mês de novembro.

Assessoria de Comunicação Iases
Lorenza Rodrigues Grativol