20/07/2007 06h33 - Atualizado em 30/06/2016 15h54

Crianças da Casa de Passagem visitam Brinquedoteca da Ufes

Para encerrar a semana de férias com muita diversão e se preparar para um semestre de muito estudo, a criançada da Casa de Passagem Maria da Penha Guzzo, administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), foi à Brinquedoteca da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no Campus de Goiabeiras, em Vitória, na tarde desta sexta-feira (20).

Com o objetivo de proporcionar um momento lúdico às crianças que não têm acesso à brincadeira, o projeto “Brinquedoteca: um mergulho no brincar”, trabalha com a temática da diversidade. No primeiro momento da visita, as crianças participaram de uma dinâmica na qual foi apresentada a história “Menina Bonita do Laço de Fita”, da escritora Ana Maria Machado.

Além de uma grande variedade de brinquedos psicopedagógicos, o local ainda dispõe de cantinhos temáticos de pintura, jogos, fantoches, fantasias, leitura e de bonecas.

Pela manhã, a garotada ainda se divertiu no Parque Moscoso, no Centro de Vitória. Toda programação foi acompanhada e supervisionada pelos educadores da Casa. As crianças voltam às aulas na Rede Municipal de Ensino de Vila Velha nesta segunda-feira (23).

Férias agitadas

A programação de férias da Casa começou na última segunda-feira (16), quando as crianças, acima de dois anos, brincaram e soltaram pipas na Prainha, no bairro de Santo Antônio, em Vitória. À tarde, a garotada também participou de uma oficina de biscuit, quando foram produzidas diversas peças como barquinhos, bichos e bonecos, a serem utilizados como ímãs de geladeira.

Já na terça-feira (17), a diversão ficou por conta de um passeio ao Horto de Maruípe, em Vitória. As crianças tiveram a oportunidade de entrar em contato direto com a natureza e brincar ao ar livre. E também participaram de uma oficina para produção de pipas, que foram empinadas na manhã de quarta-feira (18), no campo de futebol da UVV, em Vila Velha.

Na tarde de quarta (18), aconteceu uma divertida gincana na Quadra do Clube Arci. Corrida de saco, cama elástica, brincadeiras de pular corda e um lanche com chocolate, cachorro-quente, refrigerante, picolé e pipoca fizeram parte desse dia.

A criançada também se divertiu nos brinquedos do Parque Botânico da Vale do Rio Doce, em Jardim Camburi, Vitória, na quinta-feira (19), quando aconteceu, ainda, um delicioso lanche com muitas guloseimas. À tarde, as crianças foram ao cinema, assistir a animação “Ratatouille”, que conta a história de um rato que adora cozinhar e faz parceria com um atrapalhado ajudante que não entende nada de fogão. A sessão aconteceu às 13h20, na sala 2 do Kinoplex, em Vila Velha.

A Casa

A Casa de Passagem Maria da Penha Guzzo atende a crianças de zero a 12 anos, encaminhadas por meio do Conselho Tutelar de Vila Velha e das Varas da Infância e Juventude de Vitória e Vila Velha.

Atualmente, 23 crianças são atendidas na Casa e recebem acompanhamento psicossocial e escolar. De acordo com a idade, elas são matriculadas em creches ou escolas. Também participam de aulas de línguas, atividades esportivas e culturais, sempre aproveitando os programas oferecidos no Ibes, bairro de Vila Velha, onde a Casa está localizada.

Assessoria de Comunicação / Iases
Texto: Gabriela Conti