14/09/2011 14h41 - Atualizado em 01/07/2016 10h16

Convidados aprovam habilidades dos adolescentes do Iases no primeiro dia de almoço especial

A criatividade e a habilidade apresentada pelos adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), alunos do curso de auxiliar de cozinha e futuros chefes, chamou a atenção dos convidados que participaram nesta quarta-feira (14), de um almoço especial servido no Centro, em Tucum, Cariacica.

Durante esta quarta (14), quinta (15) e sexta-feira (16), nove adolescentes do CSE, que estão encerrando o curso profissionalizante, são os responsáveis pela cozinha do Centro. A atividade especial está programada para comemorar o encerramento da capacitação.

O almoço desta quarta-feira (14), contou com a presença da representante da empresa ArcelorMittal Tubarão, Vera Bernabé e outros quatro socioeducadores da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), que atuam no CSE através de um contrato de gestão compartilhada com o Iases, e foram sorteados para participar da atividade especial.

Os adolescentes serviram um cardápio composto por frango empanado com gergelim, purê de mandioquinha e arroz com ervas finas. Como sobremesa, os convidados saborearam um pudim de laranja. Todos os pratos foram produzidos pelos adolescentes que puderam colocar em prática o que aprenderam durante as aulas.

De acordo com a pedagoga do CSE, Giseli Maestri, os adolescentes mostraram profissionalismo e muito aprendizado. “Antes de servirem os pratos, os meninos falaram sobre o curso e também sobre a importância da profissionalização. Em seguida, demonstraram maturidade e conhecimento ao servirem os pratos que estavam deliciosos e bonitos, deixando os convidados surpresos”, disse.

Para esta quinta-feira (15), os meninos vão servir uma salada tropical como entrada, lagarto assado ao molho madeira, arroz branco e farofa brasileira como prato principal e a sobremesa será creme de chocolate.

No último dia, sexta-feira (16), o cardápio será baseado na culinária capixaba. Será servida uma moqueca de cação acompanhada com arroz branco, pirão e um mix de folhas. Como sobremesa, mouse de maracujá.

O curso profissionalizante de auxiliar de cozinha, realizado no CSE teve duração de 160 horas e foi ministrado por profissionais da Alpha Consultoria Alimentar. Durante o curso, os adolescentes aprenderam várias técnicas para atuar como cozinheiros e chefes de cozinha, e também receitas de vários pratos, sendo um dos módulos, específico da culinária italiana. A solenidade de formatura dos cursos de auxiliar de cozinha, padeiro, informática, pintor e bombeiro hidráulico está prevista para acontecer no próximo dia 30 de setembro.

CSE

O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Ilhasses. Trata-se de uma metodologia de atendimento diferenciada e individualizada, onde os adolescentes conquistam etapas progressivas, com atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, esportes e lazer.

O modelo tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.

Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard