21/06/2007 10h07 - Atualizado em 30/06/2016 15h54

Consultora do Unicef participa do congresso do Iases

Conferências, mesas redondas e apresentações culturais dos adolescentes fazem parte da programação do congresso “Adolescência, Violência e a Lei”, que acontece nos próximos dias 27, 28 e 29 de junho, no Centro de Convenções de Vitória.

O evento é aberto à participação de profissionais das áreas de educação, assistência social, psicologia, antropologia, direito, comunicação, estudantes e demais interessados no tema.

A programação do congresso, realizado pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) e Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória (ELPV), está organizada em dois blocos. Pela manhã está prevista a realização de conferências sobre mídia e violência, sistema de justiça, subjetividade na política de atendimento ao adolescente em conflito com a lei, abordagens psicanalíticas sobre os atos infracionais, entre outras. Também estão previstas a apresentação de adolescentes do Iases em recital de poesias, música e desfile de moda.

À tarde haverá apresentações de trabalhos de servidores do Iases e de psicanalistas da Escola Lacaniana envolvendo os temas “Violência como sintoma social”, “A função do pai na adolescência”, “Adolescência: tempo de delinqüência”, “Saídas da delinqüência: simbolização e criação”, “Violência e a mídia”, entre outros.

Participam do congresso como conferencistas a advogada e consultora do Unicef, Karyna Batista Sposato; a doutora em Comunicação e Semiótica e autora do livro “Mídia e Pânico: saturação da informação, violência e crise cultural na mídia”, Malena Segura Contrera; o psiquiatra e psicanalista da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória, Rio de Janeiro e Brasília, José Nasar; a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, a psicanalista da ELPV e coordenadora do projeto Re-Significar, Vera Lúcia Saleme Colnago, além de outros psicanalistas da Escola Lacaniana de Vitória.

Entre os debatedores, presença confirmada do juiz titular da Vara da Infância e Juventude de Vitória e coordenador da Central de Execução de Medidas Socioeducativas, Paulo Roberto Luppi; do editor geral do jornal A Gazeta, Antônio Carlos Batista Leite; e do editor executivo do jornal A Tribuna, Elimar Cortês.

Os interessados em participar do congresso podem se inscrever pelo site da Escola Lacaniana (www.escolalacaniana.org.br). As inscrições são limitadas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (27) 3324-0268 ou 3233-5403.
Projeto Re-Significar

Iniciado em julho de 2006, o Projeto Re-Significar foi executado pelos profissionais da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória junto aos servidores do Iases.

Seu objetivo principal foi realizar uma intervenção que possibilitasse a construção de conhecimentos a partir do referencial da psicanálise a respeito da violência e da delinqüência na adolescência, permitindo aos servidores se valerem de novas formas de atuação em relação aos adolescentes em conflito com a lei.

DIA 27 DE JUNHO (QUARTA-FEIRA)

8h – Credenciamento e entrega dos crachás

9h – Abertura

9h – Conferências:

* Uma experiência de psicanálise em extensão: Projeto “Re-significar”
Vera Lúcia Saleme Colnago – Psicanalista, membro da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória, e Coordenadora do Projeto “Re-Significar”

* A subjetividade na política de atendimento do adolescente em conflito com a lei
Silvana Gallina – Diretora-Presidente do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (IASES)

12h – Adolescente em cena

13 às 14h – Livre

14 às 18h – Mesas redondas

DIA 28 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA)

8h30 – Conferência:

* Sistema de Justiça e o adolescente em conflito com a lei
Karyna Batista Sposato – Advogada e Consultora da UNICEF
Debatedores:
- Paulo Roberto Luppi – Juiz Titular Vara da Infância e Juventude de Vitória
- Renata Conde Vescovi – Psicanalista, membro da Escola Lacaniana de Vitória

10 h – Conferência:

* Marcas Incuráveis
José Nazar – Psiquiatra, Psicanalista, membro da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória, do Rio de Janeiro e de Brasília

11 h – Conferência:

* Do Horror e Miséria ao Bom e Belo
Darlene Vianna Gaudio Angelo – Psicanalista, membro da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória, Mestre em Literatura e professora de Psicologia Jurídica da FAVI

12 h - Adolescente em cena

13 às 14 h – Livre

14 às 18 h – Mesas redondas

DIA 29 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)

8h30 – Conferência:

* A crise do sentido: Mídia e Violência
Malena Segura Contrera – Doutora em Comunicação e Semiótica, professora do Curso de Mestrado em Comunicação da Universidade Paulista.
Debatedores:
- Antonio Carlos Batista Leite – Editor Geral do Jornal A Gazeta
- Elimar Cortês – Editor Executivo do Jornal A Tribuna

10h – Conferência:

* O crime: uma possibilidade enquadre. Um tratamento possível
Ruth Ferreira Bastos – Psicanalista, membro da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória.

11h – Conferência:

* A lógica dos atos Infracionais
Lígia Maria Quintanilha Merhi – Psicanalista, membro da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória

12 h – Adolescente em cena

13 às 14h - Livre