21/06/2011 12h06 - Atualizado em 01/07/2016 10h01

Conselho Estadual Sobre Drogas concede diplomas de “Mérito pela valorização da vida”

O Conselho Estadual Sobre Drogas do Espírito Santo (Coesad), presidido pelo secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli de Ramos Barros, concedeu na manhã desta terça-feira (21), a diplomação de servidores e instituições que contribuem para a redução da demanda e oferta de drogas no Estado e, consequentemente, no Brasil.

Foram homenageados: a chefe do Núcleo de Saúde do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), Juliana Conceição Fagundes; o assessor da Sejus Antônio Haddad Tápias, que por anos atuou na diretoria técnica do Iases no atendimento aos adolescentes em conflito com a lei; a professora Marluce Miguel de Siqueira, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que não pode comparecer, mas foi representada pelo professor Vitor Buaiz; e os representantes do Grupo Resgate São Francisco de Assis, que atua no município de Linhares; e da Comunidade Terapêutica Nova Perspectiva, que atua no município de Venda Nova do Imigrante.

A solenidade de homenagem e entrega dos diplomas foi realizada no gabinete da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e contou também com as presenças da diretora presidente do Iases, Silvana Gallina; vários servidores da mesma Instituição; funcionários da Sejus; do juiz da Infância e Juventude e Central de Execução de Medidas Socioeducativas (Cemese), Paulo Luppi; além de representações da Polícia Federal; Conselho Estadual dos Direitos Humanos e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Criad).

A diplomação faz parte das comemorações da Semana Nacional e Estadual Sobre Drogas, promovidas pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e pelo Coesad, respectivamente.

O diploma de “Mérito pela Vida” tem o objetivo de reconhecer atos, fatos, serviços ou trabalhos de personalidades ou instituições estaduais, nacionais e estrangeiras, que contribuem para a redução da demanda e oferta de drogas no Brasil.





Os homenageados agradeceram a homenagem e em suas falas, destacaram a importância do trabalho do Coesad junto às instituições que lidam principalmente com adolescentes e jovens no trabalho de prevenção ao uso de drogas.



“Quero agradecer a toda a equipe do Iases que direta ou indiretamente faz um trabalho nas Unidades com os adolescentes de forma profissional e técnica, mas sempre com muita sensibilidade, escuta e com muito afeto. Neste trabalho, a afetividade é uma questão que tem que comparecer. E o Coesad, com esta rede de parceiros, é muito importante para dar o suporte e o referencial técnico visando principalmente à troca de informações para a difusão deste trabalho”, disse Juliana Conceição Fagundes, chefe do Núcleo de Saúde do Iases.

O assessor da Sejus, Antônio Haddad Tápias, também fez uma fala emocionante de agradecimento, pautando a importância do cuidado e da atenção que qualquer cidadão deve ter com os adolescentes.



O servidor fez questão de apresentar três jovens, ex-internos do Iases, que foram prestigiar a diplomação. Eles superaram problemas causados pelas drogas e o envolvimento com o crime e construíram novos projetos de vida. Antônio Haddad Tápias terminou sua fala com uma frase de Érico Veríssimo: “Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente”, disse.

Para o secretário de Justiça e presidente do Coesad, Ângelo Roncalli de Ramos Barros, trabalhar com a questão das drogas é um grande desafio e por isso é necessário o fortalecimento do acesso às informações sobre as ações que são realizadas junto à sociedade como um todo para que haja um enfrentamento sobre a questão das drogas.

“Estou muito feliz por este momento e com a certeza que sairemos daqui hoje com o papel de multiplicadores destas experiências. O Coesad vem tentando desenvolver uma campanha permanente para que este assunto fique na ‘cabeça’ das pessoas. O Conselho tem este papel, de mobilizar a sociedade para fazer com que mais pessoas entrem nesta luta para a prevenção às drogas”, disse o secretário.

Semana Estadual Sobre Drogas

A semana estadual sobre drogas teve inicio no último dia 16 com uma palestra sobre “Co-dependencia afetiva”. Nesta segunda-feira foi realizado o X Ciclo de Debates com o tema: “Drogas, e eu com isso?”. Nesta terça-feira (21), foi realizada a solenidade de diplomação de Mérito pela Valorização da Vida e nesta quinta-feira (22), várias instituições participarão de uma exposição na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, em comemoração ao Dia Internacional de Combate as Drogas. No local estarão montados estandes de ações sobre drogas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 3636.5451 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard