Leio para escrever meu futuro! Foi com este incentivo que adolescentes da Unidade de Internação Regional Sul do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cachoeiro de Itapemirim, foram estimulados a produzir textos para um concurso que movimentou o mês de junho e foi encerrado com um Café Literário, nesta terça-feira (27).
Idealizado pela professora da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Pâmela da Cunha Almeida, que ministra a disciplina de Língua Portuguesa, e coordenado pela pedagoga Mary Jane Alves, o concurso recebeu apoio de toda a equipe escolar da unidade. Durante três semanas consecutivas estudantes do ensino fundamental e médio foram estimulados a criar o hábito de leitura e escrita, e desafiados a escreverem seus próprios textos para o concurso.
As produções foram divididas por categorias. Os alunos de 1ª a 4ª série participaram com produções do gênero “textual carta”. Já os estudantes da 5ª e da 6ª séries, de “histórias em quadrinhos”. Os alunos da 7ª e 8ª séries produziram reportagens. Os estudantes do ensino médio concorreram na categoria “resenha de livro”.
“O concurso despertou o interesse em fazer algo diferente, os adolescentes demonstraram muito empenho e dedicação nas produções, com excelentes participações em cada categoria”, disse a professora Pâmela da Cunha Almeida.
Dentre os 57 adolescentes inscritos no concurso, os destaques de cada categoria foram premiados, nesta terça-feira (27), durante o Café Literário. O primeiro lugar recebeu medalha de ouro, o segundo, medalha de prata, e o terceiro recebeu chocolates e os demais estudantes receberam kits guloseima, pela participação.
Segundo a pedagoga da Unidade, Mary Jane, o concurso foi uma forma eficaz de despertar o interesse dos socioeducandos pela leitura e escrita. “Quando transformada em obrigação, a leitura se resume em mais uma tarefa escolar. Para suscitar esse desejo e garantir o prazer da leitura, é necessário respeitar os direitos do leitor e estimular a leitura e a escrita de forma dinâmica, para que ele passe a valorizar essa importante ação”, disse.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo