Um concurso de artes denominado ‘A casa mais bonita’ está movimentando os adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), unidade do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizado no bairro Tucum, em Cariacica.
Os adolescentes escolheram temas sobre os pontos turísticos do Estado e estão decorando as paredes dos alojamentos com grandes pinturas. A atividade teve início na semana passada e será encerrada na próxima quinta-feira (30), quando as pinturas estiverem concluídas.
Em um dos alojamentos os adolescentes escolheram realizar uma pintura sobre o Convento da Penha, em Vila Velha. Além de um grande painel do Convento, reproduzida através de uma fotografia, os adolescentes ainda pintaram outros elementos que compõem o cenário turístico, como a Baía de Vitória, a vegetação e mata que é preservada em torno do Convento da Penha, com detalhes de flores, árvores, pássaros e animais silvestres.
Outro tema escolhido foi o Parque da Pedra da Cebola, localizado em Vitória. Além da formação rochosa que se assemelha a uma cebola, símbolo do parque, os adolescentes trabalharam temas ligados ao esporte e ao lazer. De acordo com a educadora e professora de artes Katriana Ludymila Miranda Lima, os meninos lembraram que o parque é usado para caminhadas e passeios familiares, por isso associaram elementos esportivos ao tema.
As belas praias de nosso Estado também foram lembradas pelos adolescentes. Além de pintar paisagens com mares, sol e coqueiros, os adolescentes acrescentaram elementos que significam características de economia do Estado como a pesca e os navios que chegam ao porto e ainda pintaram animais marinhos como peixes, polvos, estrelas do mar e cavalos marinhos.
A educadora de artes Katriana explicou que o objetivo do concurso é usar a arte para criar um ambiente mais agradável e acolhedor. “É uma atividade que precisa ser desenvolvida em conjunto. Todos têm criatividade e força de vontade. E nesta atividade a gente acaba descobrindo talentos”, disse a professora.
No dia 30 será realizado o encerramento do concurso. Todos os adolescentes vão receber um diploma pela ação voluntária e os que ganharem pela ‘casa’ mais bonita vão ser presenteados com uma tarde de cinema que será realizada no Centro.
Posteriormente ao concurso ‘A casa mais bonita’ os adolescentes participarão de uma atividade que reunirá arte e produtos recicláveis. “Eles aprenderam a fazer quadros em mosaicos e objetos com produtos recicláveis também para decorar os ambientes”, disse a educadora Katriana.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br