Continua nesta quinta-feira (15), no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Líder Rural (Calir), em Viana, o II Encontro da Comunidade Socioeducativa do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), que tem como tema as Diretrizes Pedagógicas de atendimento socioeducativo previstas no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
A expectativa é de que aproximadamente 180 funcionários do Instituto, dentre eles profissionais da equipe gerencial e administrativa, os técnicos e os agentes socioeducativos, participem do evento na tarde desta quinta-feira (15). O Encontro terá início às 13 horas e prossegue até as 18 horas.
O II Encontro da Comunidade Socioeducativa teve início nesta quarta-feira (14), no Calir, em Viana, e reuniu uma média de 200 funcionários. Toda a equipe de servidores do Iases foi dividida em dois grupos para participar do Encontro, nesta quarta (14) e quinta-feira (15).
No primeiro dia do evento, os participantes foram subdivididos em 12 grupos temáticos para debater sobre as diretrizes pedagógicas do atendimento socioeducativo previstas no Sinase:
1- Prevalência da ação socioeducativa sobre os aspectos meramente sancionatórios.
2- Projeto pedagógico como ordenador de ação e gestão do atendimento socioeducativo.
3- Participação dos adolescentes na construção, no monitoramento e na avaliação das ações socioeducativas.
4- Respeito à singularidade do adolescente, presença educativa e exemplaridade como condições necessárias na ação socioeducativa.
5- Exigência e compreensão, enquanto elementos primordiais de reconhecimento, respeito ao adolescente durante o atendimento socioeducativo.
6- Diretividade no processo socioeducativo.
7- Disciplina como meio para a realização da ação socioeducativa.
8- Dinâmica institucional garantindo a horizontalidade na socioalização das informações e dos saberes em equipe multiprofissional.
9- Organização espacial e funcional das unidades de atendimento socioeducativo que garantam possibilidades de desenvolvimento pessoal e social para o adolescente.
10- Diversidade étinco-racial, de gênero e de orientação sexual norteadora da prática pedagógica.
11- Família e comunidade participando ativamente da experiência socioeducatva.
12- Formação continuada dos atores sociais.
A presidente do Iases, Silvana Gallina, circulou pelos grupos e enfatizou a importância da constituição de uma comunidade socioeducativa baseada nas diretrizes propostas pelo Sinase.
Além dos debates nos grupos, os funcionários traçaram propostas e encaminhamentos de atividades, de acordo com os 12 eixos de discussão. Eles confeccionaram trabalhos lúdicos e utilizaram de muita criatividade na apresentação. Houve grupo que preparou cartaz com colagens de recortes de revistas e jornais, outros encenaram situações cotidianas, ou cantaram e utilizaram músicas, dentre as várias ações realizadas.
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