09/01/2009 09h59 - Atualizado em 30/06/2016 16h16

Comunicação e Jornalismo são temas de nova oficina na Unip

Uma nova oficina está dando o que falar na Unidade de Internação Provisória (Unip) administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). Os adolescentes estão aprendendo técnicas para produzir um jornal de circulação nas Unidades na Oficina Fanzine, iniciada na tarde desta quinta-feira (08).

A “Oficina Fanzine” é uma atividade de comunicação que faz parte do Projeto Iluminar, desenvolvido pelo Iases, em parceria com profissionais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Central Única das Favelas do Espírito Santo (Cufa/ES) e Escelsa - Energias do Brasil.

Os adolescentes farão entrevistas com funcionários e professores da Unidade, e também produzirão textos e fotografias para que, ao final da oficina (prevista para terminar em abril), os adolescentes criem um jornal com as informações e atividades que eles adquiriram ao longo do curso.

Na primeira aula, as professoras Bruna Gati e Thayane Gudes começaram as atividades, apresentando aos adolescentes a história do jornalismo e era da criação do rádio.

Elas utilizaram um gravador para captar as vozes dos adolescentes no momento da apresentação. As professoras explicaram que a atividade estava sendo desenvolvida para que os meninos percebessem como é importante a entonação da voz na profissão de um radialista, por exemplo.

Posteriormente, os adolescentes sentaram em grupos e também trabalharam a entonação de voz, a leitura de matérias publicadas em jornais do Estado e a formatação de um texto jornalístico.

Além do conteúdo temático de comunicação e jornalismo, as professoras lembraram que, nesta oficina, a interdisciplinaridade com outras matérias – como a língua portuguesa e a história – é fundamental para qualquer atividade da Oficina Fanzine.

Para a coordenadora dos projetos no Iases, representante da Secult e da Cufa/ES, Jaqueline Wandekokon, essa atividade vai dar bons frutos. “Os adolescentes são muito dedicados e estão muito empolgados com a prática. Eles estão tendo a idéia de como é ser um jornalista, um radialista”, afirmou.

Aproximadamente 60 adolescentes participarão da Oficina Fanzine, que acontece todas as segundas, quartas e sextas-feiras de janeiro a abril.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Aline Pagotto
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard