19/07/2007 14h34 - Atualizado em 30/06/2016 15h54

Começa capacitação de funcionários do Iases para atuar no Centro Sócio-Educativo

Dedicação ao trabalho, ressocialização e humanização no tratamento ao adolescente e à sua família. Estas foram algumas das palavras-chave do primeiro dia da oficina ‘Ações Contextualizadas nas Medidas Sócio-Educativas’, realizada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) na manhã desta quinta-feira (19), na sede da Auditoria Geral do Estado (AGE).

Ministrada pelo consultor externo, Gerardo Mondragón Bohorquéz, a capacitação visa abordar a proposta de atendimento pedagógica e sócio-terapêutica dos Centros Sócio-Educativos Contextualizados, a fim de preparar os funcionários do Instituto para atuar de forma mais humanizada e eficaz no novo Centro Sócio-Educativo, que será inaugurado no segundo semestre desse ano.

Esse será um Centro de referência nacional, e está sendo construído sob as perspectivas do Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo (Sinase). Com um projeto arquitetônico inovador, a proposta é apostar num modelo sócio-educativo completamente empenhado em promover a ressocialização e a inclusão social do adolescente em conflito com a lei.

A oficina

Após a abertura da oficina, aconteceu uma dinâmica de grupo. A capacitação prosseguiu com a palestra ”Ações Sócio-Educativas: uma visão holística no cenário mundial, nacional e estadual”, ministrada pelo consultor externo Gerardo Mondragón Bohorquéz, contratado pelo Iases para construir um plano de ocupação do Centro, desenvolver uma estratégia de atendimento pedagógico, e dos critérios de seleção e recrutamento, bem como planejar o treinamento e capacitação continuada dos funcionários.

A Oficina acontece até o dia 27 deste mês, das 9 às 12 horas, na sede da Auditoria Geral do Estado (AGE), que fica no edifício Fábio Ruschi, Centro de Vitória.


Programação

Dia 20/07/2007 Sexta-Feira

9 h – Abertura

9h05 – Contextualização Teórica
“Modelo Pedagógico Contextualizado um instrumento pedagógico para operalizar a legislação atual”.

12 horas – Término das atividades

Dia 23/07/2007 Segunda-feira

9 horas – Abertura

9h05 – Atividades práticas “Trabalhos operativos do modelo pedagógico Contextualizado”

12 horas - Término das atividades

Dia 24/07/2007 Terça-feira

9 horas – Abertura

9h10 – Contextualização Teórica
“Aplicações do Modelo Pedagógico Contextualizado”

12 horas - Término das atividades

Dia 25/07/2007 Quarta-feira

9 horas – Abertura

9h30 - Contextualização Teórica
“Implicações do Modelo Pedagógico Contextualizado

12 horas - Término das atividades

Dia 26/07/2007 Quinta-feira

9 horas – Abertura

9h30 – Atividade Prática de Intervenção “Adolescência e família”

12 horas - Término das atividades

Dia 27/07/2007 Sexta-feira

9 horas – O modelo Pedagógico Contextualizado é passível de aplicar em uma estrutura de contenção?

9h30 – Questionamento e reflexão com o grupo “Adolescência e família”

12 horas - Término das atividades

Informações à Imprensa:
Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação / Iases
Danielly Medeiros
Texto: Gabriela Conti
3233-5403 / 9932-7739
daniellymedeiros@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard