23/09/2009 13h44 - Atualizado em 30/06/2016 16h27

Combate ao fumo: adolescentes da Unip montam exposição e participam da campanha contra o tabagismo

Os adolescentes da Unidade de Internação Provisória (Unip), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), montaram uma exposição de painéis e cartazes sobre o combate ao fumo com informações de conscientização dos males que o cigarro provoca à saúde e ao meio ambiente. Os trabalhos reforçam a campanha de combate ao tabagismo, promovida pelo Núcleo de Saúde do Iases, que teve início no último dia 14.

Os trabalhos produzidos pelos adolescentes da Unip encerram também, um projeto pedagógico interdisciplinar sobre o tema Tabagismo, desenvolvido na Unidade desde o dia 29 de agosto, dia Nacional de Combate ao Fumo.

Durante 15 dias, professores e adolescentes desenvolveram várias atividades, o que resultou na exposição de painéis que está montada no espaço pedagógico da Unip, em Cariacica-Sede.

Atividades

Nas aulas de Língua Portuguesa, Artes e Inglês, foram desenvolvidos o Projeto Linguagem com atividades de pesquisa. Os adolescentes de cada bloco da Unip fizeram uma mensuração avaliando quantos deles são fumantes ativos e passivos.

O levantamento da pesquisa foi tabulado nas aulas de Matemática e Artes, durante o Projeto Einstein. Os adolescentes construíram um gráfico de demonstração em percentual de fumantes ativos e passivos.

Os dados foram disponibilizados para a gerência da Unidade e serão encaminhados para o Núcleo de Saúde, que desenvolverá no próximo mês uma campanha contra o fumo voltada para os adolescentes e suas famílias.

Nas aulas de Ciências e Geografia, foi desenvolvido o Projeto Saúde e Meio Ambiente, onde os adolescentes confeccionaram cartazes mostrando as substâncias tóxicas presentes no cigarro, os males que o fumo pode causar e também, painéis com mensagens e informações incentivando o hábito de não fumar.

Além dos trabalhos de escolarização, o tema também foi trabalho no projeto MC da Paz, que trabalha com História, Música e Artes. O assunto foi abordado por meio de músicas e debates reflexivos.

De acordo com a equipe pedagógica da Unip, durante o desenvolvimento das atividades, alguns adolescentes demonstraram desconhecer os malefícios causados pelo cigarro e manifestaram o desejo de parar de fumar.

“Alguns adolescentes disseram encontram dificuldades em deixar o vício e relataram que necessitariam de algum tipo de apoio para deixar o de fumar. Foi um momento de reflexão e debate bastante produtivo para os socioeducandos da Unidade”, disse Rosângela Souza Cruz, pedagoga da Unip.

Campanha

Paralelo ao projeto pedagógico desenvolvido na Unip, a equipe do Núcleo de Saúde do Iases está percorrendo as unidades desde o dia 14 realizando uma campanha de combate ao tabagismo.

O objetivo da ação é conscientizar os servidores sobre os malefícios que o cigarro pode trazer à saúde das pessoas e informá-los sobre o a regulamentação da lei nº 920, de 17 de junho de 2009, que dispõe sobre as restrições do uso de cigarro em recintos de uso coletivo, público e privados no Estado, que entrou em vigor no dia 18 de setembro.

A equipe do Núcleo de Saúde está realizando reuniões e debates buscando a conscientização e oferecendo informações de onde as pessoas que desejarem largar o vício, podem buscar orientações para um tratamento em pontos de atendimento em saúde que oferecem serviços gratuitos.

As informações estão disponibilizadas em material informativo, que está sendo distribuído aos funcionários, que traz a relação de todas as unidades de saúde que oferecem tratamento gratuito e de qualidade nas cidades de Vitória, Vila Velha, Viana, Serra, Cariacica e Fundão.

A segunda etapa da campanha, prevista para o final deste mês, será voltada para os adolescentes e suas famílias.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels.(27) 3233-5403 / 9932-7739
Lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard