O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Evandro Teodoro de Oliveira, esteve nesta terça-feira (21) na Unidade de Internação Regional Norte, onde adolescentes em conflito com a Lei cumprem medidas socioeducativas para reinserção social. A visita – realizada a convite do Iases, também teve a presença do Major Pacheco e do aspirante Pacanhã, integrantes da equipe responsável pelo policiamento no município de Linhares.
Os militares conheceram as instalações físicas da unidade e tiveram acesso a alojamentos dos internos; salas de aula; e as áreas onde são desenvolvidas atividades pedagógicas, entre elas a oficina de padeiro e o espaço para artesanato. Em companhia do diretor-técnico do Instituto de Atendimento Socioeducativo, Fábio Modesto, eles também percorreram o prédio administrativo, o refeitório, e a quadra destinada à prática de esportes.
Na avaliação de Modesto, a ida dos PMs à Uninorte aponta para o estreitamento de relações entre as duas instituições. "O interesse, disponibilidade e preocupação com que o coronel Evandro e sua equipe vêm dispensando ao complexo de Linhares demonstra a parceria firmada entre PM e Iases, que naturalmente está proporcionando mais segurança tanto para os adolescentes e seus familiares quanto para os servidores que ali trabalham".
Enquanto estiveram na unidade, os policiais do 12º BPM ainda foram apresentados à jornada pedagógica executada com os adolescentes - que envolve, por exemplo, a escolarização formal, terapia e oficinas - como as de a de informática e serigrafia.
Reunião
Em reunião realizada posteriormente à visita, houve o debate sobre as oportunidades oferecidas aos adolescentes durante o período de internação como forma de resgatá-lo e devolvê-lo ao pleno convívio familiar e social. Também foram discutidos assuntos relacionados à pós-internação, quando o jovem passa a aplicar o que aprendeu dentro das unidades, como forma de seguir a vida longe do envolvimento em atos infracionais.
O diretor-técnico do Iases, Fábio Modesto, ponderou que o diálogo com a Polícia Militar será permanente e terá como principal premissa o trabalho conjunto entre as duas partes. “Estamos criando uma agenda permanente entre a PM e o IASES para cada vez mais estreitarmos os nossos laços e entendimento, buscando um aumento na qualidade em ambas as prestações de serviço público”, concluiu.
A visita ainda contou com a presença das gerentes de Internação e Internação Provisória, Rita de Cássia Cortez e Lorena Valfré, respectivamente, e dos subgerentes de Internação e Internação Provisória, Marlusa Laues e Carlos Eduardo Müller.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Max Torezani
Tel: (27)3636.5484/9932.7739
E-mail: comunicacaoiases@yahoo.com.br
comunicacao@iases.es.gov.br