27/10/2011 10h43 - Atualizado em 01/07/2016 10h18

Circuito de oficinas artísticas e torneio esportivo movimentam jornada pedagógica de jovens do Iases

A jornada pedagógica dos adolescentes e jovens da Unidade de Internação Metropolitana do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Vila Velha, está movimentada com o início de dois novos cursos profissionalizantes, além de um circuito de oficinas artísticas e um torneio esportivo.

Os novos cursos profissionalizantes de Informática e Gesseiro foram iniciados na manhã de quarta-feira (26) reunindo, por turmas, grupos de oito ou quinze socioeducandos. As atividades contam com a parceria dos profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Fundação Antônio Dadalto.

“Atualmente, totalizamos o desenvolvimento de cinco cursos profissionalizantes na Unidade Metropolitana. Além de Informática e Gesseiro, estão sendo realizados os cursos de Bombeiro Hidráulico, Eletricista Predial e NR-10 (especialização em normas técnicas de eletricista). Esses cursos têm capacitado socioeducandos para o mercado, tendo hoje muitos egressos já empregados com carteira assinada e bons salários, construindo seus projetos de vida”, disse o gerente de Inclusão Social do Iases, Alexandre Tedesco.

Circuito de oficinas

Nesta quarta-feira (26) também foi iniciado na Unidade Metropolitana um circuito de oficinas artísticas e profissionalizantes que contam com apoio de socioeducadores voluntários. Estão sendo oferecidas oficinas musicais de Rap e DJ, Grafite, Teatro, Skimboard (produção de pranchas), e Radiodifuão. As oficinas são realizadas sempre às quartas-feiras, das 13 às 17 horas, de forma simultânea.

As oficinas de Rap, DJ e Grafite estão sendo ministradas pelos integrantes da organização MIssão 3:16. De acordo com o coordenador do grupo, o rapper Edicarlos Rodrigues, conhecido como MC Edinho, a ideia das oficinas é trabalhar o protagonismo dos adolescentes e o desenvolvimento de habilidades motoras e artísticas através dos elementos do Hip-Hop, que atualmente é uma forte opção de profissionalização.



“Trouxemos quase todos os elementos do Hip-Hop para dentro da Unidade. Atualmente o Rap, o DJ e o Grafite não são apenas expressões culturais, mas uma forte tendência de profissionalização do mercado moderno”, disse Edinho. As aulas de DJ serão ministradas pelo DJ “Jerê” e as de Grafite pelo voluntário Jonatan Emanuel de Almeida, conhecido como “Dent 2”.

Já a oficina de Radiodifusão será ministrada pelo socioeducador do Iases, Roberval Patrocínio Silva, que está pensando em um projeto para, futuramente, instalar uma rádio comunitária na Unidade.



“Vamos capacitar os socioeducandos para serem profissionais do rádio com todas as capacidades. Trabalharemos técnicas de locução, postação de voz, manuseio de equipamentos para a produção de programas e de propaganda e seleção musical. A ideia é montar semanalmente um programa completo com duração de uma hora”, disse o socioeducador.

A oficina de Skinboard também está sendo ministrada, voluntariamente, pelo socioeducador do Iases, Fabrício Alves Brito, que tem uma grande expectativa de capacitar os socioeducandos. “Os jovens vão aprender todas as etapas para de produção de uma prancha de skinboard, desde o preparo da madeira, o corte, a laminação, lixamento e pintura. O Iases está inovando em trazer este curso para dentro da Unidade, acreditando nas potencialidades dos jovens no mercado de trabalho. Um curso como este oferecido no mercado custa em média de três a cinco mil reais”, disse.



Já a oficina de teatro está sendo ministrada pelo ator capixaba Milton Neves, também de forma voluntária, com o objetivo de montar um grupo de teatro na Unidade. “Todos nós temos talentos, todos nós sabemos encenar, protagonizar. Os jovens se soltaram muito na aula inaugural de apresentação. Estou com expectativas de encontrar grandes talentos para o teatro aqui”, disse.



Copa da Amizade

Também foi iniciada na Unidade Metropolitana, a Copa da Amizade, que tem o objetivo de integrar o esporte e as práticas de vivência para toda a comunidade socioeducativa. A ação envolve todos os jovens da Unidade divididos em cinco equipes: amarela, vermelha, branca, verde e azul. Serão realizadas partidas de futsal, futebol de campo, dama, xadrez, gincanas recreativas e pedagógicas. A abertura solene foi realizada nesta quarta-feira (27) e nesta quinta-feira (27), os jovens entram em campo para partidas de futsal e futebol de campo.

“Cada equipe escolheu um socioeducador como padrinho e elegeu um representante, que construiu todo o projeto da copa de forma integrada e esse é o objetivo: a integração”, disse o gerente de Inclusão Social, Alexandre Tedesco. A previsão é de que os jogos prossigam até o dia 11 de novembro.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
(27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 3636.5453 / 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard