16/09/2009 10h44 - Atualizado em 30/06/2016 16h27

Centro Socioeducativo realiza 1ª Assembléia Comunitária nesta sexta (18)

Com o objetivo de inserir os adolescentes em conflito com a lei e suas famílias na comunidade e assim garantir seus direitos como cidadão, será realizada, nesta sexta-feira (18), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Laranjeiras, no município de Serra, a 1ª Assembléia Comunitária do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases).

O evento acontece a partir das 9 horas e reunirá adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, suas famílias e, também, representantes do poder judiciário, da comunidade e de programas sociais locais.

O objetivo do encontro é apresentar informações e resultados sobre o trabalho socioeducativo, realizado junto aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação, e promover um espaço de reflexão e discussão sobre perspectivas de inclusão social e mudanças na vida dos socioeducandos.

A Assembléia Comunitária será realizada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social e Educacional (Inbradese), que desenvolve o projeto ‘Ninez Sin Rejas’ (Adolescentes Sem Grades) no Estado, Iases e Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), que realiza a gestão do CSE através de um contrato firmado com o Instituto.

As atividades realizadas pela Inbradese são coordenadas e apoiadas pela Oficina Internacional Católica da Infância (Bice), mundialmente conhecida por ter participado da elaboração da Convenção Internacional dos Direitos da Criança na década de 1980 e também fazer parte da Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento ainda conta com o apoio do Juizado da Vara da Infância e Juventude da Serra, por intermédio da juíza titular do local, Janete Pantaleão.

Saiba mais sobre o projeto:

Programação:

09 horas – Abertura e apresentação da Inbradese: Projeto “Ninez Sin Rejas” (Adolescentes sem grades)

09h30 – Apresentação I: "A importância das famílias no processo de inclusão social dos adolescentes em conflito com a lei" - Janete Pantaleão (Juíza da Vara da Infância e Juventude da Serra)

09h50 – Apresentação II: “Panificação em volta da comunidade” - Fábio Bento (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo - Sindipães)

10 horas – Apresentação III: "ReSignificação de valores no atual sistema familiar dos
adolescentes em conflito com a lei" - Silvana Gallina (Diretora presidente do Iases)

10h30 – Debate

11 horas – Apresentação Grupo Teatral da Polícia Militar