Os adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), participaram do projeto pedagógico ‘Conhecendo o Espírito Santo’, onde os alunos aprenderam sobre aspectos geográficos, culturais e econômicos de cada região do Estado de forma criativa e artística com produção de cartazes, maquetes, mapas e fotos.
Os trabalhos produzidos serão apresentados em uma exposição, que será aberta nesta segunda-feira (14), às 14 horas, na escola do CSE, em Tucum, Cariacica, e poderão ser apreciados por funcionários, socioeducandos e convidados.
Os participantes poderão conferir, por exemplo, reproduções e maquetes do Parque Nacional do Caparaó, onde fica localizado o Pico da Bandeira, o Cristo, do município de Guaçuí, dentre outros pontos turísticos do Estado.
Além da exposição dos trabalhos, os socioeducandos apresentarão uma peça teatral sobre a história do Espírito Santo e também vão executar o Hino Nacional Brasileiro em ritmo de congo. A apresentação do Hino já foi realizada na solenidade de inauguração das Unidades de Atendimento Socioeducativo da Regional Norte, em Linhares, ocorrida no último dia 08, e emocionou a todos os presentes.
O projeto foi desenvolvido por 60 adolescentes do CSE sob a coordenação da pedagoga Sheila Caria. De acordo com a pedagoga, o objetivo do Projeto de oportunizar o aprendizado e o conhecimento dos adolescentes sobre o Estado do Espírito Santo de forma criativa e dinâmica, foi alcançado.
“A idéia em desenvolver o Projeto surgiu porque alguns alunos demonstraram conhecer pouco do próprio Estado. Como os adolescentes estão tendo contato com profissionais e professores que não são naturais do Espírito Santo, decidimos montar o Projeto para mostrar o que há de melhor no Estado e na exposição, todos poderão conhecer tudo sobre o Espírito Santo”, disse.
O Centro
O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um projeto de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que administra o CSE por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado.
O MPC tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
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Texto: Lorena Santos