O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), em parceria com a Fundação Dadalto, inicia nesta quarta-feira (23), o ‘Projeto Capacitar para Crescer’, que visa a oferecer qualificação profissional para adolescentes e jovens entre 14 a 21 anos, através do curso de ‘Rotinas Administrativas com Qualidade no Atendimento’.
Nesta terça-feira (22), vinte e dois adolescentes que recentemente obtiveram o desligamento do processo socioeducativo e deixaram as unidades de internação, efetivaram suas inscrições no curso. A aula inaugural acontece nesta quarta-feira (23), a partir das 8 horas, na Fundação Dadalto, em Vitória.
O curso tem carga horária total de 120 horas, sendo quatro horas diárias de aula durante 30 dias úteis. O conteúdo programático do curso inclui: Orientação vocacional; Formação para o mercado de trabalho; Nivelamento matemático; Nivelamento de Português; Formação Social; Rotinas administrativas e Informática básica.
Todos os alunos matriculados receberam um kit do Projeto com camisa, apostila e uma pasta de estudos com caderno, lápis, borracha e caneta.
A parceria entre o Iases e a Fundação Dadalto foi firmada com o objetivo de capacitar adolescentes e jovens para o mercado de trabalho; oportunizar a troca de experiências profissionais e inserir estes adolescentes e jovens no mercado de trabalho.
A capacitação está sendo iniciada com 22 adolescentes que recentemente foram desligados do processo socioeducativo, mas o Projeto também será realizado dentro das Unidades de atendimento administradas pelo Iases.
A coordenadora de projetos da Fundação Dadalto, Eni Firmino, disse que a parceria firmada com o Iases significa uma grande conquista para o Projeto. “A realização deste curso em parceria com o Iases e a sensibilização destes adolescentes é uma grande vitória para a Fundação. Acreditamos que desta turma vão surgir grandes profissionais”, disse.
Profissionalização
Atualmente estão sendo desenvolvidos oito cursos profissionalizantes e oficinas de capacitação pedagógicas dentro das Unidades de atendimento do Iases. São eles: Padaria, Confeitaria, Pizzaiolo – ministrados por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) – e ainda Serigrafia, Informática, Musicalização, Artesanato e uma Oficina de Beleza.
Os cursos de capacitação desenvolvidos nas Unidades do Iases já vêm proporcionando a inserção de adolescentes no mercado de trabalho ainda durante o cumprimento da medida socioeducativa.
Mercado de Trabalho
Aproximadamente 40 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), já se encontram inseridos no mercado de trabalho com carteira assinada nos ramos de padaria e confeitarias, cozinhas industriais, oficinas mecânicas, dentre outros setores.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br