26/08/2009 08h05 - Atualizado em 30/06/2016 16h27

‘Cantando a vida’: Projeto de música do Iases ganha novos alunos

O projeto de música “Cantando a Vida”, do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), ganhou novos alunos nesta segunda quinzena de agosto: 57 adolescentes da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis) se inscreveram para as aulas.

Com a chegada dos novos alunos, o projeto passou a atender mais de 70 socioeducandos, entre meninos e meninas da Unidade Feminina de Internação (UFI).

As novas turmas são formadas por grupos de 9 a 10 adolescentes. Os socioeducandos terão aulas de teoria e prática musical e também vão ter a oportunidade de aprender a tocar instrumentos de percussão, como pandeiro, reco-reco, tamborim e cavaquinho.

As aulas de introdução musical, onde os adolescentes estão aprendendo ler partituras e técnicas de entonação de voz, já tiveram início no último dia 18. Nas próximas etapas, serão introduzidos os instrumentos de percussão.

Para o professor de música, Alberto Freitas Pinto, o Betinho Capoeira, é importante que o projeto cresça e atenda cada vez mais um número maior de adolescentes. “Essa é uma oportunidade não só de ocupá-los ou diverti-los, mas também de ensinar a eles uma nova profissão”, observou.

A proposta – com a iniciação dos novos alunos – é montar grupos de música, mesclando adolescentes de várias turmas, promovendo, assim, a integração do grupo.

Para o professor Betinho e para a subgerente pedagógica da Unis, Jaqueline Wandekoken, alunos e professores estão ansiosos para ver o desenvolvimento das turmas e os resultados que possam surgir, como convites para apresentações externas em projetos do Iases e de outras instituições.

O Projeto Cantando a Vida já existe desde 2007. As aulas são ministradas nas salas do Cantinho Musical, localizada no Espaço Educativo da Unis

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Mariana Anselmo
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard