13/07/2011 13h04 - Atualizado em 01/07/2016 10h03

Campeonato esportivo anima férias de adolescentes do Iases

Um campeonato esportivo de futsal realizado nesta semana de férias no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), em Tucum, Cariacica, animou os adolescentes.

Os jogos do torneio esportivo foram realizados durante a terça-feira (12), na quadra poliesportiva da Unidade e reuniu seis equipes de adolescentes do CSE. Nesta quarta-feira (13), foi realizada a solenidade de premiação e entrega de medalhas para a equipe vencedora. A cerimônia de premiação também comemorou o aniversário de 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad), celebrado nesta quarta-feira (13).

A ação integrou socioeducadores e adolescentes que realizaram uma apresentação sobre o contexto histórico do Estatuto da Criança e do Adolescente e de uma forma dinâmica, um adolescente apresentou curiosidades e dicas sobre a lei que rege os diretos das crianças e dos adolescentes no Brasil.

“Realizar a premiação do campeonato junto com o aniversário do Estatuto foi muito interessante, pois além de comemorarmos a data, comemoramos também a iniciativa dos adolescentes que pela primeira vez, estão coordenando a programação de férias com ações e atividades pensadas e programadas por eles”, disse o coordenador intereducativo do CSE, Tiago Bagne.

Além do torneio esportivo, para os próximos dias estão programadas atividades de férias como sessões de cinema, debates socioeducativos e uma atividade recreativa com pipas.

Visita

Nesta terça-feira (12), o CSE também recebeu a visita da equipe da ArcelorMittal Tubarão, que estava acompanhada de profissionais que atuam em setores internacionais da empresa.

A ArcelorMittal Tubarão é parceira do Iases no desenvolvimento de ações voltadas para a política social e socioeducativa e esta visita ao CSE teve como objetivo apresentar a experiência de sucesso realizada no local, através de um contrato de gestão compartilhada com a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização social que atua no local e aplica o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), uma metodologia de atendimento diferenciada, onde os adolescentes evoluem no processo por meio de programas compostos de atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, profissionalizantes, de esportes, lazer, cultura, inserção sócio comunitária, sócio familiar e sócio terapêutica, que visam a reabilitar e readaptar os jovens para um novo convívio social.

“Conhecer este trabalho excedeu minhas expectativas. Acredito ter sustentabilidade neste local. É a primeira vez que conheço um projeto como este no Brasil e aqui conheci pessoas que estão sendo reabilitadas com novas perspectivas de vida. Os projetos sociais que trabalho são diferentes, mas é uma experiência que vale referênciar fora do país”, disse Maggie Mopedi, representante da ArcelorMittal na África do Sul.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 3636.5451 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard