A campanha de prevenção e combate à dengue está sendo realizada em todo o Brasil e na Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), em Cariacica-Sede, administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), não está sendo diferente. Os professores das disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa também se uniram para trabalhar o tema com os adolescentes em sala de aula.
O tema está em debate durante toda esta semana. A primeira aula integrada aconteceu nesta terça-feira (24). Os professores trabalharam exercícios com a temática de uma forma diferenciada e prática que envolveu todos os meninos.
Os adolescentes leram um texto sobre o assunto, com informações sobre as características do mosquito Aedes aegyti, sobre os sintomas da doença e dicas sobre a prevenção e as medidas de combate à dengue. Em seguida, os meninos escreveram frases, escolhendo uma palavra de destaque no texto e exercitaram o aprendizado fazendo palavras cruzadas.
Nas próximas semanas, os professores pretendem continuar as atividades de escolarização integrada, abordando outros temas de destaque não só do cenário social e de saúde, mas também de política, economia.
Saiba mais sobre a dengue:
(Texto trabalhado com os adolescentes da Unis)
“A prevenção e as medidas de combate à dengue exigem a participação e a mobilidade de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando à interrupção do ciclo de vida do mosquito Aedes aegyti, transmissão e contaminação da água.
Algumas medidas emergenciais devem ser tomadas para a eliminação de locais de reprodução do mosquito, como tampar os grandes depósitos de água parada, pois isso dificultará a entrada e saída de mosquitos; remover o lixo; fazer um controle químico com larvicidas seguros e fáceis de usar, que podem ser colocados em recipientes com água para matar larvas em desenvolvimento, e depois limpar esses mesmos recipientes, pois neles os ovos eclodem e se transformam em larvas.
A dengue é causada por vírus que tem como vetor o mosquito Aedes aegyti que tem como a principal característica sua cor: preta com manchas brancas.
Os principais sintomas da dengue são: dor de cabeça e nos olhos, febre alta, dos nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite e fraqueza.
Em casos dos sintomas, a procura de um posto de saúde é fundamental”.
*Fonte: Ministério da Saúde
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br