Um café especial produzido neste domingo (07) pelos socioeducandos da Unidade de Internação Regional Norte do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), alunos do curso de panificação e confeitaria, marcou o dia de visitas das famílias dos adolescentes com momentos de muita integração e confraternização. A ação sócio-familiar foi realizada como marco do aprendizado de novas técnicas do curso de panificação e confeitaria que está sendo realizado na Unidade, localizada em Linhares.
Para o café especial com as famílias os adolescentes produziram pães, biscoitos caseiros açucarados e casadinhos. A próxima fase do curso inclui receitas de massas de pizza e bolos.
“A dedicação e o aprendizado dos meninos foi notada na produção das receitas simples, mas de muita qualidade. Foi este avanço e estas conquistas que mostramos aos familiares”, disse o professor Paulo Sérgio Duarte.
O curso de panificação e confeitaria é ministrado diariamente pelo oficineiro Paulo Sérgio Duarte. O curso tem duração de 80 horas/aula e ao final das atividades, os adolescentes receberão certificados de capacitação.
“O curso é de extrema importância para os socioeducandos, pois gera possibilidades de inclusão no mercado de trabalho. Além das técnicas, os adolescentes também estão aprendendo sobre empreendedorismo e acompanhando as condições da economia brasileira, fazendo análises e estudos sobre as profissões, sobre o ramo do mercado. Os adolescentes têm se interessado cada vez mais pelo curso”, disse Paulo.
Unidades Regionais Norte
As Unidades de Internação Provisória e de Internação Regionais Norte do Iases estão sendo ocupadas de forma gradativa. A gestão das regionais é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.
A metodologia de atendimento realizada nas Unidades Norte tem como base o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), onde os adolescentes evoluem no processo socioeducativo por meio de programas compostos de atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, profissionalizantes, de esportes, lazer, cultura, inserção sócio comunitária, sócio familiar e sócio terapêuticas, que visam a reabilitar e readaptar os jovens para um novo convívio social.
Confira uma das receitas produzidas pelos adolescentes:
Biscoitos Casadinho:
Ingredientes
1 Kg de trigo
600g de margarina
200g de açúcar comum
Leite Condensado a gosto
Goiaba a gosto
Açúcar refinado a gosto
Modo de fazer
Misture o trigo, a margarina e o açúcar comum
Dê o ponto da massa com o leite condensado
Modele a massa do jeito que preferir
Recheia a massa com goiabada
Leve ao forno a 180° por 8 minutos
Passe o casadinho no açúcar refinado
Rendimento
Porção para 4 pessoas
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
Texto: Éricka Almeida