11/04/2008 12h27 - Atualizado em 30/06/2016 16h05

Auditório lotado em aula inaugural do curso de formação do Iases

Nesta quinta-feira (10) foi realizada a aula inaugural do curso de Formação do Instituto Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), dentro do projeto Te-Sendo a rede. O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Direito de Vitória e contou com a participação do professor da faculdade, Ricardo Goretti, da representante da Escola Lacaniana de Psicanálise, Ruth Ferreira Bastos, e os representantes do Iases, o diretor técnico Antônio Haddad Tapias, o diretor financeiro Benedito Voss Neto e a diretora presidente Silvana Gallina. A aula também contou com a presença dos inscritos no curso, cerca de 150 pessoas.

Com o objetivo de, além de apresentar os organizadores, expor os motivos da criação do curso, após as apresentações dos representantes, iniciou-se uma mesa-redonda. A diretora do Iases destacou o contínuo esforço do instituto em melhorar o atendimento socioeducativo no Estado e a importância da existência de uma rede que atenda e proteja o adolescente.

A psicanalista Ruth Bastos apresentou o histórico da criação do curso. Na Oficina de Papel que aconteceu no ano passado, eles conheceram a frase de um adolescente que dizia que ao reciclar papel percebeu que poderia ter um outro papel na vida. Após isso, foi realizado o projeto Re-significar, com o qual a psicanalista acredita que os lacanianos fizeram muitos avanços na teoria da adolescência.

A partir desses dois projetos, começou a ser pensado um curso que capacitasse os integrantes da rede que lidam direta ou indiretamente com adolescentes em conflito com a lei. Uma das expectativas de Ruth Bastos é que com a formação, a mídia passe a ser um dos pontos dessa rede de proteção e compreenda a importância da reflexão sobre o assunto.

O investigador policial Adorísio Leal está inscrito no curso. Ele acredita que a interação das entidades que cuidam do assunto não é mais questão de sobrevivência, mas uma demonstração que melhorias devem existir. Ele concluiu dizendo que espera que o curso fortaleça a rede.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Iases
Poliana Coan Nass
Texto: Ana Célia Alvim
(27) 3233-5403 / 9932-7739
polianacoan@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard