27/08/2012 14h23 - Atualizado em 01/07/2016 11h05

Atletas do Iases participam de campeonato estadual de Judô

Cinco jovens atletas do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), um egresso e um socioeducador participaram, neste final de semana, do IV Campeonato Estadual de Judô, realizado no ginásio do Castelão, em Colatina. Os representantes do Iases conseguiram boas classificações e três medalhas: uma de prata e de bronze, conquistadas por socioeducandos, uma de ouro garantida pelo socioeducador e professor de Judô e um quarto lugar em uma das categorias.

Um dos quatro inscritos do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Tucum, Cariacica, conquistou o terceiro lugar na categoria Dangai Meio Leve. Já a medalha de prata foi conquistada por um adolescente que cumpre medida socioeducativa em Meio Aberto, no Projeto "Novos Rumos", desenvolvido pela Prefeitura de Guarapari conveviado com o Iases. O jovem egresso obteve a quarta melhor classificação do campeonato na categoria Dangai Leve e o socioeducador Luiz Alexandre Marques conquistou a medalha de ouro na categoria veterano médio. É ele quem ministra as aulas do projeto.

Para o professor Luiz Alexandre Marques, os resultados alcançados no evento foram muito positivos. “Os jovens atletas foram ótimos, mostraram um desempenho incrível e foram muito bem representativos nas categorias que atuaram. O resultado demonstrou talentos e uma competição saudável. Na próxima etapa do campeonato participaremos novamente”, disse o socioeducador.

Os atletas do Centro Socioeducativo do Iases são alunos do projeto Lutando pela Vida, iniciado em 2010 no Centro Socioeducativo (CSE). A iniciativa promove a inclusão social dos socioeducandos por meio do judô, esporte que tem como conduta a reflexão sobre a confiança, o respeito, a amizade e a ética. Em 2011, 49 socioeducandos participaram do “Lutando pela Vida” e 13 foram inscritos em competições estaduais. As competições renderam seis medalhas para os atletas.

De acordo com a gerência pedagógica do Iases, a prática deste tipo de modalidade esportiva é reconhecidamente exitosa e tem o objetivo de promover o autocontrole, disciplina, equilíbrio, domínio próprio, além de trabalhar questões como ética, respeito e resgate da autoestima.

Em todas as unidades do Iases, as mais diversas atividades esportivas estão inseridas na jornada pedagógica e assim como a escolarização e a qualificação profissional, visam a promover o convívio, a promoção da saúde e do bem estar, além da reinserção social dos adolescentes junto à sociedade.

Já o instrutor de Judô do Projeto "Novos Rumos", Miguel Ângelo Agrizzi, destaca que a medalha de prata conquistada pelo socioeducando de Guarapari foi celebrada com muitas felicidades e que a expectativa de outras vitórias é grande entre toda a equipe. "Toda a equipe se sente muito feliz pelo desempenho do atleta que iniciou nesta modalidade dentro do projeto. Ele lutou com dignidade e de forma eficaz e merece, com toda certeza, o reconhecimento por esta conquista", disse.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel.(27)3636-5454/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard