Com o objetivo de promover a integração entre os socioeducandos que estão no novo Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Tucum, Cariacica, com seus familiares e comunidade, será realizado neste sábado (28) na Unidade, a primeira Assembléia Geral de Famílias e uma Ação de Cidadania.
Os adolescentes, seus familiares, educadores, representantes da comunidade e parceiros se reúnem, a partir das 9 horas. Pela manhã, acontece a Assembléia Geral de Famílias e, a partir das 13 horas será realizada a Ação de Cidadania na quadra poliesportiva da Unidade.
A Ação de Cidadania começa com um culto ecumênico reunindo os adolescentes e seus familiares. Depois um grupo de esportistas visita a unidade para realizar uma apresentação de capoeira.
Após a apresentação, um grupo de jovens da comunidade apresenta uma peça de teatro com o tema “Resgate de Valores”, que envolverá não só os adolescentes e seus familiares, mas também funcionários da Unidade. Os dois grupos que participam da Ação de Cidadania como convidados.
Novo Centro
O novo Centro Socioeducativo do Iases, que está sendo administrado pela Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por intermédio de um contrato de gestão, entrou em funcionamento no final do mês de fevereiro e está sendo ocupado gradativamente.
O Centro é um marco para o Estado do Espírito Santo no que tange às ações de atendimento ao adolescente em conflito com a lei por ser um espaço estruturado, diferente do atual, que cumpre as exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
O atendimento aos adolescentes é feito de acordo com o “Modelo Pedagógico Contextualizado”, realizado de forma diferenciada e individualizada, onde os adolescentes conquistam etapas progressivas, seguidas em cada alojamento, com atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, esportes e lazer.
A construção da unidade se destaca como modelo arquitetônico nesta área em nível nacional, desenvolvida em um convênio entre os governos Estadual e Federal, por meio da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SPDCA/SEDH/PR).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
Lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br