Os tradicionais arraiás de São João estão movimentando as unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) nos últimos dias, e neste mês ainda tem programação no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Tucum, Cariacica. Adolescentes e socioeducadores estão envolvidos nos preparativos da festa marcada para o dia 26 de julho.
Na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), localizada em Cariacica-Sede, a integração e a alegria conduziram a festa que contou com quadrilha, barraquinhas de comidas típicas e muitas brincadeiras. Os próprios socioeducandos, alunos do curso de panificação e confeitaria, foram os responsáveis pelo preparo dos quitutes na Padaria Escola da Unidade. “Os adolescentes confeccionaram bandeirinhas, painéis decorativos, prepararam comidas típicas e se envolveram na apresentação da dança típica deste período do ano”, disse a socioeducadora Alcionéia Santiago.
O mesmo clima de alegria e integração movimentou o arraiá da Unidade de Internação Provisória II (Unip II), também localizada em Cariacica-Sede, que teve uma decoração preparada pelos adolescentes e socioeducadores.
Já os jovens socioeducandos que se encontram no programa Casa República, em Vila Velha, última fase do projeto de atendimento do Centro Socioeducativo (CSE), também comemoraram a data típica com um arraiá.
Além das festas que movimentaram as unidades na Região Metropolitana da Grande Vitória, também teve arraiá na Unidade de Internação Provisória Regional Norte do Iases, localizada em Linhares. A festa reuniu, aproximadamente, 60 pessoas, dentre socioeducandos, funcionários, familiares e convidados como representantes do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, da Secretaria de Cultura de Linhares, da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) e parceiros. Uma dupla sertaneja local convidada conduziu um animado forró e uma quadrilha que contou ainda com um divertido “casamento na roça”.
Também teve festa junina na Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim e na Unidade de Internação Provisória I (Unip I), em Cariacica-Sede. De acordo com a equipe pedagógica do Iases as atividades temáticas têm o objetivo promover o conhecimento dos adolescentes em torno da data e, ainda, incentivar o desenvolvimento de atividades dinâmicas e interativas, que visa o convívio sóciocomunitário, sóciofamiliar, além de momentos de lazer.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo