A jornada pedagógica dos adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizado em Tucum, Cariacica, foi movimentada, nesta semana, com um arraiá e uma palestra educativa com o tema higiene pessoal.
A atividade que fechou a semana, nesta sexta-feira (27), foi à palestra sobre higiene pessoal, ministrada pelo enfermeiro, Fábio Mattos, que abordou temas como a necessidade de higienização das mãos, dos alimentos e dos espaços físicos, como medida preventiva de doenças.
O objetivo foi de promover a conscientização sobre a importância da higiene pessoal, visando o comprometimento com a saúde e o bem estar dos socioeducandos do Centro Socioeducativo.
Arraiá
Já o Arraiá do CSE foi realizado na última quinta-feira (26) e reuniu adolescentes, seus familiares, funcionários, parceiros e convidados especiais como profissionais da Vara da Infância e Juventude e da Prefeitura de Cariacica, e ainda socioeducandos da Unidade Feminina de Internação (UFI) e da Unidade de Internação Provisória (Unip), localizadas em Cariacica-Sede, e da Regional Norte, em Linhares.
Os presentes puderam conferir a apresentação de uma animada quadrilha e do divertido “Casamento na Roça”, além de se deliciarem com os quitutes nas barraquinhas típicas, preparados especialmente pelos alunos dos cursos de panificação, confeitaria e cozinheiro. A animação da festa também ficou por conta da banda convidada “Cowbois da Noite”.
CSE
O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento aos adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Tem como base o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por meio de um contrato de gestão compartilhada.
O programa de atendimento tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5451/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo