Os adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizado em Tucum, Cariacica, receberam nesta quarta-feira (17), artistas da “Academia dos Sonhos”, que apresentaram a peça teatral “Cidadania se faz com oportunidade”.
A programação cultural, realizada no auditório do CSE, levou muita animação para os adolescentes, funcionários e convidados. A peça abordou situações cotidianas ligadas à juventude e a cidadania com o objetivo de promover o debate sobre temas atuais de forma dinâmica e cultural.
“Os adolescentes gostaram muito da apresentação, pois através das mensagens abordadas pelos atores puderam observar algumas situações já vividas por eles. Além de promover momento cultural e de lazer, os adolescentes puderam reforçar conceitos que são aprendidos frequentemente no CSE”, disse Fabiane Emerich, profissional de inclusão social do CSE.
A programação especial cultural também levou ao CSE convidados como o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Espírito Santo (Sindaspes), Paulo César Buzzetti; o defensor público, Severino Ramos; o tenente coronel da Polícia Militar, Lamaison Luiz da Silveira; além de outros parceiros e colaboradores.
Comemoração
Ao final da programação, foi realizada uma confraternização entre adolescentes, funcionários do CSE e servidores, que celebrou o sucesso da apresentação teatral.
O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado no local por profissionais do CSE. Trata-se de uma metodologia de atendimento diferenciada e individualizada, onde os adolescentes conquistam etapas progressivas, com atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, esportes e lazer.
O modelo tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
Texto: Éricka Almeida