A apresentação de monografias movimentou a rotina do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo.
Três adolescentes apresentaram seus projetos de vida na manhã desta quarta-feira (18), mostrando dificuldades e perspectivas de um futuro melhor.
As monografias, apresentadas para outros socioeducandos, familiares e profissionais da unidade, trouxeram os seguintes temas: “As coisas que aprendi com meu tio”, “Como uma simples escolha pode mudar vidas radicalmente” e “Falta de afeto e carinho familiar”. Os trabalhos são feitos nas normas da ABNT e apresentados para uma banca avaliadora.
Os projetos foram construídos pelos próprios socioeducandos com a orientação de profissionais da equipe pedagógica da unidade. Os trabalhos oportunizam momentos para refletir e trabalhar de maneira individual experiências de cada adolescente, já que o tema, escolhido pelo próprio autor, precisa mostrar uma problemática enfrentada pelo adolescente e suas famílias.
A atividade representa uma das etapas do programa de atendimento realizado com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CSE, realizado com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC). O modelo tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
O modelo é aplicado no CSE por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização que realiza a gestão do Centro, por meio de um contrato firmado com o Iases.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
Texto: Gabriela Zorzal