Uma turma com 20 alunos que participa do Projeto Te-Sendo a Rede, curso de formação do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), desenvolvido em parceria com a Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e a Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória (ELPV), visitou, na manhã desta quinta (20), a Padaria Escola da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), em Cariacica.
Os visitantes apreciaram as delícias preparadas pelos adolescentes e assistiram a uma demonstração de como é feito o preparo das massas de pães e de pudim, uma sobremesa que inclusive foi servida aos convidados.
O objetivo em promover a visita, segundo a psicanalista e professora da Escola Lacaniana, Darlene Viana Galdio Ângelo, foi conhecer o trabalho que é desenvolvido com os adolescentes nas Unidades do Iases, de forma que tal experiência pudesse ser embasada nos conceitos trabalhados nas aulas do Projeto Te-sendo a Rede.
Além disso, a intenção também é procurar tirar algo de bom da experiência dos adolescentes e constituir um processo de construção subjetiva. “Nas salas de aula já tratamos da questão dos trabalhos de cada instituição e dos conceitos da Psicanálise ligados à criança e ao adolescente e hoje viemos conhecer um exemplo na prática”, disse.
O padeiro da Unidade, João Correia dos Santos, trabalha há 30 anos na Unis e sente que está fazendo um ótimo trabalho com os meninos. “Nós temos uma parceria. Eles aprendem com facilidade e isso me deixa muito feliz. Estamos plantando sementes e elas estão sendo colhidas, o resultado está sendo excelente”, disse.
Para a psicanalista e professora da Escola Lacaniana, Darlene Viana Galdio Ângelo, a visita é uma forma de mostrar a experiência dos adolescentes em relação ao trabalho. “Não conhecíamos a padaria da Unis, é maravilhoso o trabalho que eles fazem aqui. Queremos tirar da oficina, uma forma de entendermos mais esses adolescentes, algo relacionado ao processo de construção subjetiva deles.” comentou Darlene.
Para um dos adolescentes, a padaria da Unis é um aprendizado. “Eu sei que estou aprendendo muito e quando eu sair daqui vou trabalhar nessa área. Estou aprendendo muito com o professor João, ele nos incentiva demais.” disse.
Formação
O projeto Te-Sendo a Rede teve inicio no dia 10 de abril e se encerrará no final deste mês. Atualmente, 200 pessoas participam do projeto. Dentre eles estão servidores do Iases, representantes da Defensoria Pública Estadual, promotores de Justiça, jornalistas e outros profissionais que lidam direto ou indiretamente com o adolescente em conflito com a lei.
O objetivo do curso é melhorar o atendimento socioeducativo no Estado e formar uma rede que atenda e proteja o adolescente. Neste mês de novembro, os alunos estão desenvolvendo trabalhos de conclusão de curso sobre os mais variados temas ligados à rede da criança e do adolescente.
A iniciativa é financiada por meio de convênio firmado entre o Iases e a Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Aline Pagotto
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br